Região
Quem é o poeta estanciense que desapareceu após sair para pescar em Florianópolis
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina intensifica as buscas no mar pelo poeta Marco Vasques, de 49 anos, que é natural de Estância Velha. Ele está desaparecido desde sábado, quando saiu para pescar em uma lancha na Praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis.
Com uma trajetória marcante na cultura catarinense, Marco Vasques possui mais de 20 obras publicadas e ocupa a cadeira do Teatro no Conselho Estadual de Cultura, ligado à Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Sua formação inclui bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado e doutorado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O escritor já colaborou com jornais da NSC, como A Notícia e o Diário Catarinense, além de ter sido membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais e presidente do Fórum Setorial Permanente de Teatro de Florianópolis, onde reside.
O desaparecimento ocorreu na Praia da Barra da Lagoa, ponto turístico da Capital catarinense, onde Vasques saiu da Marina da Fortaleza da Barra por volta das 17h de sábado, utilizando a lancha ‘Mobdik’, com habilitação válida até 2031.
As buscas começaram no domingo, dia 10, após uma pessoa questionar a marina sobre o paradeiro do escritor. Na segunda-feira, seu carro foi encontrado no estacionamento da marina.
De acordo com pessoas próximas a Vasques, ele é experiente na pesca e utiliza dispositivos de segurança, como colete salva-vidas.
Marco Vasques, além de suas contribuições à cultura, é colunista do Portal Desacato e apresentador do programa cultural “Cismos de Arquipélagos”, transmitido semanalmente nas redes sociais do portal. A preocupação e mobilização para encontrar o poeta estanciense crescem, e as buscas contam com o auxílio da Marinha do Brasil e do helicóptero Arcanjo-03.