Maio Furta-Cor convida a “cuidar de quem cuida”
Região- Neste sábado, dia 17, ocorre a caminhada em prol da conscientização da saúde mental materna, organizada pelo movimento nacional Maio Furta-Cor.
“Queremos oferecer um olhar de cuidado, carinho, acolhimento e empatia para aquelas que são, na maioria dos lares, as principais responsáveis pelo cuidado. É preciso cuidar de quem cuida”, explica Bruna Pustai, representante do movimento no município.
A campanha pretende reativar grupos voltados para gestantes no município, além de iniciar um grupo para puérperas nas Unidades Básicas de Saúde.
A caminhada inicia às 8h30, na Praça do Imigrante. O evento é aberto a comunidade. Pede-se para que os participantes estejam com blusa branca, se possível.
APOIO
A coordenadora das Unidades Básicas de Saúde do município, enfermeira Ana Emilia Farias da Silva, convida todos para participarem da caminhada, lembrando que a iniciativa é aberta para toda a comunidade, com um convite especial para gestantes, puérperas e mães. Ana Emilia destaca que o tema é muito relevante, pois a saúde mental é carregada de estigma na sociedade, o que inibe as pessoas de buscar ajuda e tratamento, e isso no caso da maternidade é ainda mais difícil. “Maio é um período especial para sensibilizarmos a sociedade para as causas maternas e aproveitamos o movimento do Maio-Furta-Cor que é estratégico para chamarmos atenção ao tema da saúde mental materna, por isso nos ajudem, divulguem e participem da caminhada”, reforça a coordenadora.
A organização estimula quem puder vestir uma blusa, camisa ou casaco branco, mas quem não tiver, pode participar da caminhada.
Acesse o perfil @maiofurtacor e conheça mais sobre o movimento.
Maio-Furta-Cor
1ª Caminhada pela Saúde Mental Materna
Sábado: 17 de maio
Horário: 8h30
Concentração: Praça do Imigrante (Avenida 25 de Julho, Centro de Dois Irmãos)
Sugestão: vestir uma peça de roupa branca (camisa, camiseta, blusa, casaco)