Conecte-se conosco

Região

Sistema CFC/CRCs alcança avanços na segurança de dados e na autonomia dos profissionais contábeis junto ao sistema da Receita Federal

15/04/2024 - 15h51min

Recente lançamento da Receita Federal apresenta duas importantes funcionalidades do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), com potencial de impactar mais de 155 milhões de brasileiros. Resultado de um esforço conjunto de profissionais contábeis indicados pelo Conselho Federal de Contabilidade para trabalharem com a Receita Federal e outras entidades.

O espaço denominado “Meus Clientes – Profissional Contábil”, oferece aos contadores a possibilidade de visualizar todas as Pessoas Jurídicas às quais estão vinculados no CNPJ, permitindo também a renúncia independente a essas vinculações, seja por erros de associação, fraudes ou encerramento de atividades. Essa autonomia fortalece a integridade das informações do profissional contábil e facilita a gestão de seus dados.

Já, a outra inovação presente no Sistema da RedeSim, da Receita é a “Proteção do CPF – permissão para participar de CNPJ”. Essa ferramenta permitirá aos cidadãos bloquearem de forma intuitiva a inclusão indesejada de seus CPFs no quadro societário de empresas e outras entidades. Essa medida, gratuita e abrangente em todo o território nacional, oferece uma camada adicional de segurança em um momento em que as tentativas de fraudes e as ameaças cibernéticas estão em ascensão.

Para acessar, o cidadão pode se dirigir ao Portal Nacional da Redesim ou ao canal de Serviços Digitais da Receita Federal, selecionando a opção “Proteger meu CPF” e logando com sua conta GOV.BR.

Essas novas funcionalidades foram lançadas no início deste mês, fruto da construção de uma série de sugestões abordadas no Projeto Colabora, da Receita Federal, com a participação do Sistema CFC/CRCs, em parceria com o SERPRO, FENACON e outras entidades. Para representar os profissionais contábeis da região sul do Brasil (RS, SC e PR) neste trabalho, está a conselheira do CRCRS, Eliane Soares. Ela destaca: a nova plataforma Meus Clientes é uma ampla conquista para a classe, beneficiando as atividades com mais transparência e autonomia. É uma entrega que reforça os esforços do Conselho de Contabilidade para parceria e colaboração da Receita Federal com a classe contábil brasileira. Seguiremos com olhar cuidadoso para que o processo de avanço das melhorias seja contínuo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.