Região
Solenidade de abertura do Festival da Cachaça foi marcada pelo reconhecimento do empenho para retomada do Núcleo
Quem teve a oportunidade de visitar o Núcleo de Casas Enxaimel nos dias em que sucederam a grande enchente de 16 de junho, não poderia imaginar que, em apenas três meses, o espaço turístico mais visitado de Ivoti estaria tão bonito e organizado para realizar um evento que, mesmo em sua segunda edição, já se credencia a ser o maior do município. Com este espírito, foi aberto oficialmente na noite de sexta-feira, o 2º Festival da Cachaça de Ivoti.
A solenidade de abertura, realizada no palco principal, reuniu autoridades políticas municipais, regionais e federais, assim como policiais, juíza, promotora, patrocinadores e a comunidade em geral.
Entre os discursos, os representantes das três cachaçarias subiram ao palco e falaram sobre a participação. Sócio administrativo da Bockorny, Guilherme Bockorny relembrou que a empresa comemora 110 anos em 2023 e destacou que é a quinta geração na administração. Também convidou todas a visitarem o estande para experimentar os produtos.
Para o diretor da Buchmann, Paulo Buchmann, o empenho do município, principalmente da secretária de Turismo, Raiama Trenkel, que se esforçou para o evento acontecer. “Dentre as cachaçarias, somos a mais jovem. Iniciamos em 2002 e entramos no mercado em 2016, mas hoje graças e a Deus e ao esforço dos nosso s colaboradores, estamos muito bem no mercado es somos bem vistos. Nossa qualidade está sendo reconhecida, assim como dos nossos coirmãos. Temos esse orgulho de produzirmos produtos de alta qualidade”, destacou.
Já o sócio-diretor da Weber Haus, Evandro Weber, também agradeceu à secretaria e equipe pela realização do evento e relembro que a ideia surgiu do Ivoti100 após manifestação da coluna de Raul Petry, no Diário, depois criou corpo e contou com apoio do prefeito Martin Kalkmann. Além disso, falou sobre o orgulho de produzir um produto que leva sua empresa a ser uma das maiores do município. “A Weber Haus é 11ª empresa que mais contribuiu com retorno de imposto para Ivoti no ano passado. Completamos neste festival 75 anos de CNPJ. Não interessa a quantidade de anos, mas a qualidade”, finalizou, parabenizando também as cachaçarias Bockorny e Buchmann.
Por fim, o prefeito Martin Kalkmann iniciou sua manifestação enaltecendo o esforço e a dedicação de todos e mostrou um vídeo de como estava o local há três meses. “Muitas pessoas se empenharam. Todos voluntários, membros da comunidade, empresários e feirantes. Sempre digo que é muito mais fácil ser gestor de uma cidade que todos ajudam e trabalham juntos. Por isto quero agradecer imensamente toda a comunidade que ajudou para que, após três meses, pudéssemos fazer este evento”, pontuou.
Após a fala, também foi apresentada uma das grande novidades desta edição: a Cachaça Três Flores, produzida em conjunto pelas três cachaçarias em homenagem ao município, que ocupa a terceira posição na produção de rótulos de cachaça em todo o país.





