Conecte-se conosco

Região

Um ato de carinho e reconhecimento: estudantes de Picada Café homenageiam garis com um café da manhã

20/05/2025 - 12h22min

Picada Café – Quanto vale um reconhecimento. Não existe valor. É propício, é importante, e muitas vezes possui vários significados. Para um grupo de estudantes da Escola Municipal Santa Joana Francisca a manhã de sexta-feira, 16, foi muito especial. Foi dia de reconhecer a importância e o trabalho árduo do gari, pessoa essa que passa grande parte do seu dia na correria, tudo para manter a cidade limpa e organizada.

CURIOSIDADE

Os alunos do 2º ano da EMEF Santa Joana Francisca, coordenados pela professora Vanessa Tatiane Schenkel Simon e as atendentes da turma, Luana Beatriz Hansen e Luciana Alves Soares, prepararam uma surpresa aos garis que diariamente passam de fronte a escola: um delicioso café da manhã. E, para não atrasar o serviço, esse foi servido na porta de acesso a escola, em Joaneta. A escola, explica a professora, está localizada próxima à rua, por onde circulam diversos meios de transporte ao longo do dia. “Entre eles, está o caminhão de coleta de lixo. Toda vez que ele passa, a turma se enche de entusiasmo — é sempre uma festa. Percebendo essa animação, resolvi perguntar aos alunos o motivo de tanta empolgação. As crianças disseram que tinham curiosidade em conhecer melhor as pessoas que trabalham naquele caminhão”, frisou.

CAFÉ DA MANHÃ

A partir daí, nasceu um projeto especial. Nos dias seguintes, os alunos passaram a observar com mais atenção a chegada do caminhão e, em um desses momentos, se aproximaram para conversar com os garis. “Foi uma troca rica: muitas dúvidas foram esclarecidas, enquanto outras despertaram ainda mais interesse e o desejo de estudar mais sobre o tema. Ao saberem, por meio da professora, que o Dia do Gari é comemorado em 16 de maio, os alunos quiseram demonstrar carinho e reconhecimento por esses profissionais tão importantes”, declarou. E a iniciativa partiu dos pequenos estudantes que decidiram organizar um café da manhã especial como forma de homenagem. “Foi um gesto coletivo e cheio de afeto. Com a colaboração de muitas mãos e corações, a turma preparou uma linda surpresa, celebrando o valor do trabalho e da dedicação dos garis de forma genuína e inesquecível”, declarou Vanessa.

“É gratificante”, afirma gerente da empresa

Ele é acostumado a trabalhar. A lida na coleta seletiva de resíduos é uma rotina árdua aos garis diariamente. Natural de Tupandi, onde está instalada a empresa que faz a coleta de resíduos em Picada Café, Tiago Morschel gerencia o trabalho e elogiou a atitude da escola e dos alunos. “É gratificante saber que admiram e reconhecem nosso trabalho. As vezes a gente recebe uma água da comunidade, refrigerante, cuca, mas café da manhã na escola foi a primeira vez”, lembrou. “Podem ter certeza que o ato transformou e deixou o dia de cada gari nosso mais feliz”, concluiu.

Foto Sâmara Correa

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.