Região
Vale do Caí celebra inauguração da Ponte da Cooperação
Travessia encurta o trajeto entre os dois municípios, prejudicado pelas chuvas de maio
GIAN BAUM
Nova Petrópolis/Caxias do Sul – A comunidade do Vale do Caí celebrou o Dia do Gaúcho com ainda mais festa: foi o dia que as localidades do vale inauguraram a Ponte da Cooperação, como foi chamada a ponte provisória construída entre a Linha Sebastopol em Caxias do Sul e São José do Caí, em Nova Petrópolis. O evento foi marcado por uma cerimônia grandiosa, com direito ao Hino Nacional e o Hino Rio Grandense, presença de autoridades locais e moradores que se reuniram à margem do rio Caí para prestigiar a inauguração.
O grupo #ReconstruindoConexões, responsável pela construção, destacou a rapidez do projeto, que ergueu duas pontes em apenas 35 dias. A construção sobre uma ilha natural no leito do rio facilitou uma travessia rápida e segura entre as cidades. Os primeiros a atravessar a nova ponte foram jipeiros, caminhoneiros e ambulâncias. Antes deles, a ponte foi oficialmente inaugurada com a passagem de nove cavalarianos tradicionalistas, seguidos pelo público presente, que participou de uma caminhada simbólica.
RECURSOS DE DOAÇÕES – A ponte provisória foi construída com recursos de doações e apoio de empresários, após a desistência do Governo Federal. Localizada a cerca de um quilômetro da BR-116, onde a antiga ponte cedeu durante as chuvas de 12 de maio de 2024, a nova travessia liga a comunidade de Linha Sebastopol (distrito de Vila Cristina) a São José do Caí (em Nova Petrópolis). As prefeituras também contribuíram com maquinário e mão de obra. Apesar de ter sido chamada de ponte provisória, a passagem será uma opção secundária quando a ponte definitiva na BR-116 for inaugurada, o que está previsto para o primeiro trimestre de 2025.