Região
Ventos de até 100 km/h: confira os alertas do INMET para o ciclone que causará impactos no Estado no Natal
Estado – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo para tempestade, abrangendo áreas no norte do RS, Região Central, fronteira com o Uruguai e a região metropolitana de Porto Alegre. Estes alertas estão vigentes entre este domingo (24) e segunda-feira (25), coincidindo com as festividades de Natal, incluindo a tradicional ceia.
O Inmet aponta a possibilidade de formação de um ciclone extratropical e o avanço de uma frente fria, especialmente entre o Uruguai e o sul do RS, durante o final do domingo e a madrugada de segunda-feira. No dia de Natal, espera-se a intensificação do fenômeno sobre o Oceano Atlântico, na costa gaúcha.
O alerta laranja, considerado de severidade intermediária, abrange o norte do Estado e a fronteira com o Uruguai. Prevê chuvas de até 100mm por dia, acompanhadas de rajadas de vento variando entre 60 km/h e 100 km/h. Nessas áreas, há risco de granizo, corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Já o alerta amarelo, com grau de severidade menor, contempla o nordeste do Estado, a região metropolitana de Porto Alegre e a Região Central. Aqui, os riscos incluem a possibilidade de queda de granizo, chuvas de até 50 milímetros e rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h.
Esses alertas têm o propósito de fornecer tempo hábil para avaliação da situação, permitindo medidas preventivas e a redução de riscos associados a eventos meteorológicos, como tempestades. Em caso de necessidade de assistência da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, a população pode entrar em contato pelos telefones 199 e 193, respectivamente.