Região
Viagem cultural leva gaúchos às raízes da imigração alemã
Historiador Felipe Kuhn Braun conduzirá grupo por Alemanha, Áustria e República Tcheca
Por Nadine Dilkin
Oferecer uma imersão cultural nos lugares de origem dos imigrantes alemães é o foco principal das viagens organizadas pelo jornalista, historiador e escritor Felipe Kuhn Braun. Ele agora atua como guia-historiador, conduzindo grupos interessados em visitar a Alemanha e percorrer o Roteiro dos Antepassados.
Na viagem mais recente, realizada de 5 a 20 de maio, um grupo de 23 pessoas de diferentes municípios gaúchos, como Dois Irmãos, Estância Velha, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Canoas, viajou com ele. O roteiro incluiu visitas a imponentes catedrais, aos mais belos povoados de arquitetura enxaimel e a lugares emblemáticos como o porto histórico no Rio Reno, de onde embarcaram os imigrantes.
O trajeto também contemplou a igreja que abriga os restos mortais de Santa Ana, a casa-museu que recria a vida dos pioneiros, o povoado onde foi filmado o filme “Die andere Heimat” e algumas das mais antigas vinícolas e cervejarias da Alemanha. Além disso, o grupo conheceu castelos e propriedades rurais, onde teve contato direto com a cultura e a tecnologia da agricultura alemã.
Conexões familiares
Na bagagem de volta, os viajantes trazem experiências e conhecimentos. Felipe avalia que, no interior da Alemanha, há uma cultura com laços surpreendentemente fortes com a nossa aqui da região. “Muitos destes lugares encantam os viajantes, pois são os locais onde viveram seus antepassados. Povoados, cidades, igrejas, casas enxaimel, portos, castelos, que representam o modo de vida da sociedade onde viveram os ancestrais e inclusive as suas próprias trajetórias familiares, especialmente nos locais específicos que visitamos”, explica.
“Proporcionamos aos viajantes estas experiências únicas, com meu trabalho como guia, historiador e tradutor, esta imersão na cultura local, o conhecimento da Alemanha, dos seus povoados, suas cidades, cervejarias, vinícolas, igrejas, caminhos que nos conectam as nossas origens, as nossas raízes. É um turismo cultural, um turismo único, já que muitas pessoas da nossa região se interessam em conhecer esses lugares, em especial com este roteiro”, diz Felipe, que organiza esses roteiros em parceria com a agência R.A. Turismo, de Novo Hamburgo, e que já levou quatro grupos para a Alemanha.
As viagens são anuais e a próxima já tem data marcada: de 17 de abril a 3 de maio. Desta vez, o roteiro passará por três países — Alemanha, Áustria e República Tcheca —, com visitas a cidades e localidades como Eisenach, o castelo de Wartburg, Gehlweiler, Dresden, Viena, Praga, Munique, entre outros. Interessados devem entrar em contato no Instagram (clicando aqui) ou pelo WhatsApp do Felipe: (51) 9971-1456.
