Conecte-se conosco

Região

Vice-prefeito de Dois Irmãos, Juarez Stein, compartilha história regional em perfil social

27/01/2024 - 15h15min

Por Nicole Pandolfo

Dois Irmãos – A alma de historiador do vice-prefeito Juarez Stein continua gerando conteúdo rico em informação e cultura disponível a todos.

Recentemente, no seu perfil na rede social Facebook, Juarez deu início a uma série de postagens com trechos do livro “Viagem pela Província do Rio Grande do Sul (1858)”, do alemão Robert Avé-Lallemant, traduzido por Teodoro Cabral.

O trabalho do viajante, a meu ver, é muito valioso. Pretendo, assim, despertar interesse por essa obra, que certamente está ainda à venda na Internet. A leitura é agradável. O conteúdo nos dá uma ideia apurada sobre como era o nosso Rio Grande do Sul há 165 anos atrás”, escreveu Juarez na primeira postagem da série.

Confira um trecho do livro em que o viajante descreve a região onde hoje é Dois Irmãos:

“01 de março de 1858.

Ao sopé de uma alta serra, por causa de dois picos dominantes, chamada Serra dos Dois Irmãos, fica, a umas duas léguas da Vila, o pequeno e bonito núcleo colonial, a Serra de Hamburgo ou cidade de Hamburgo, com uma igreja no alto e graciosas casas em baixo. (…) Começa o elemento alemão em toda a sua pureza e acompanha o viajante até os longínquos recantos da serra e dos vales isolados. Por isso, a começar da Serra de Hamburgo, todos os colonos são chamados “lavradores da floresta” ou das “picadas”.

 

Juarez identifica as postagens sobre o livro com esta imagem (Foto: Autor desconhecido)

Juarez possui diversas obras publicadas digitalmente e disponíveis para leitura através do site juarezstein.wordpress.com. Seus textos descrevem o contexto histórico, social e econômico da época que remonta às origens de Dois Irmãos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.