Conecte-se conosco

Região

Visitação ao Museu Histórico de Dois Irmãos suspensa em janeiro

08/01/2025 - 09h41min

Local está fechado para transferência do acervo

Dois Irmãos – Tradicionalmente o mês de janeiro é recesso no Museu Histórico de Dois Irmãos, com visitação suspensa durante o mês. Neste ano, a pausa vai servir para a conclusão da transferência de todo o acervo para a Casa Konrath, que é outro prédio histórico no município, onde funcionará provisoriamente o Museu Histórico.
No local provisório, amplamente conhecido como Casa Rosa, que fica bem próximo ao Museu, também na Avenida São Miguel, funcionava, até o mês passado, o Núcleo de Apoio às Escolas (NAE), vinculado à Secretaria Municipal de Educação.
O Departamento de Cultura de Dois Irmãos confirmou que neste mês o acervo será organizado no novo local, e que a previsão de abertura para visitação é já no início do próximo mês (fevereiro).
Quanto ao início das obras de restauro, a chefe do Departamento de Cultura, Elisandra Bremm, destacou que tão logo esteja concluída a transferência do acervo, serão iniciadas as intervenções no prédio histórico. “A empresa contrata para o restauro está de prontidão, mobilizada para começar imediatamente após a mudança do acervo”, informa Elisandra.
O restauro conta com patrocínio das empresas Killing S.A Tintas e Adesivos, Calçados Pegada, Grupo GG10, Grupo Herval, Grupo Panvel, Kinei Calçados e Confecções e Grafdil Impressos e contrapartida do Município de Dois Irmãos. Juntas, as sete empresas, somam R$ 1.350.000.00 em patrocínios, para a obra de restauro orçado em R$ 1.938.795,00.
A iniciativa do restauro é do Município de Dois Irmãos e da Associação Cultural Cantares, com planejamento cultural da produtora Simples Assim e Financiamento do Pró-Cultura RS – LIC da Secretaria da Cultura do RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Empresas interessadas em conhecer e investir recursos no projeto de restauro do Museu Histórico de Dois Irmãos, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (51) 9 9750-3028 do Departamento, que segue buscando novos parceiros para a extraordinária ação de valorização e preservação do patrimônio histórico.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.