Conecte-se conosco

Notícias

Superação a cada passo: Oneide Castro, atleta amador, encara sua primeira São Silvestre

18/12/2025 - 16h36min

Atualizada em 18/12/2025 - 16h39min

Praticante da corrida de rua há seis anos, Oneide Castro, correrá a prova mais tradicional da América Latina.

Por Anna Bezerra

NOVA PETRÓPOLIS –  O atleta Oneide Castro viverá um momento marcante em sua trajetória esportiva no próximo dia 31 de dezembro, quando participa, pela primeira vez, da Corrida Internacional de São Silvestre, prova centenária e a mais tradicional da América Latina. A largada está prevista para as 8 horas da manhã, nas ruas de São Paulo.

Praticante da corrida de rua há seis anos, Oneide destaca que o esporte transformou sua vida de forma profunda, indo muito além do aspecto físico. “Encontrei na corrida inúmeros benefícios, satisfação, alegria e muitas amizades. Correr me desafia a cada dia e acaba refletindo positivamente em outros setores da minha vida”, afirma.

Segundo ele, a prática regular trouxe mudanças significativas na saúde física e mental, além de um novo olhar sobre hábitos diários. “Passei a cuidar mais da minha saúde, da alimentação e me tornei uma pessoa mais saudável. Isso é algo que levamos para a vida”, ressalta.

Mais do que competir, Oneide vê a participação na São Silvestre como uma forma de inspirar outras pessoas. “Espero estar incentivando mais gente a correr, porque a corrida pode mudar a sua vida e também impactar positivamente quem está ao seu redor, quando percebem em você uma evolução e uma mudança de hábitos”, destaca.

Para o atleta, o maior obstáculo está dentro de cada pessoa. “O maior desafio é quando se desafia a si mesmo”, resume. Ele ainda reforça que correr é um exercício de autoconhecimento e superação diária. “A corrida nos coloca frente a frente com nossos medos, inseguranças e limitações. Exige disciplina, coragem e vontade de se tornar a melhor versão de si mesmo.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.