Caça ao Ninho, na Praça do Imigrante, em Dois Irmãos, uma das celebrações para a Páscoa (Foto: Melissa Costa)

Dois Irmãos/Região – “Porque, neste ano, a Páscoa ‘caiu’ tão tarde”? Esta é uma pergunta que muitos têm feito ou têm ouvido por aí, nas ruas ou nos locais de trabalho. O fato é que a Páscoa, em 2019, será celebrada apenas neste domingo, 21 de abril, que também é feriado de Tiradentes. Aliás, o oposto ocorrerá em 2024, quando a Páscoa será bem mais cedo, ainda em março, no dia 28. Então, você sabe o que determina a data em que é celebrada a Páscoa? Ou, então, porque as vezes a Páscoa é tão cedo, e, às vezes, como em 2019, tão tarde?
Esta foi a pergunta feita pelo leitor Norberto Affonso Schmitt, ainda em março. A dúvida do seu Norberto foi esclarecida na Começo de Conversa do dia 15 de março, mas como a data se aproxima e mais leitores fizeram a mesma indagação, uma matéria acerca do assunto se tornou necessária. Em resumo, a celebração da Páscoa sempre ocorre no primeiro domingo após a 1ª lua cheia que ocorre depois do equinócio de outono.
O equinócio é quando o dia e a noite tem a mesma duração de 12 horas. O de outono, aqui no hemisfério sul, ocorre em março. Mas a data e hora são variáveis, ou seja, este ano foi em 20 de março. Então, o primeiro domingo após o equinócio de outono será apenas neste dia 21, quando será celebrado o Domingo de Páscoa. O dia de domingo pode variar desde 22 de março até 25 de abril, dependendo da disposição dos dias dos meses nas semanas.
Em tempo: a Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma e ocorre 45 dias antes da Sexta-Feira Santa, que precede o Domingo de Páscoa. Aliás, um domingo antes, ocorre a Bênção de Ramos, data importante para o catolicismo. Já o Corpus Christi é celebrado 60 dias depois, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (o domingo anterior é celebrado o Dia de Pentecostes). Logo Corpus Christi pode acontecer de 21 de maio até 24 de junho.

AGENDE-SE
Confira, a seguir, as datas para as quatro festas cristãs, onde a Páscoa, em 2022, novamente, será mais tarde, no final de abril. Entretanto, no ano anterior, em 2021, será bem mais cedo, dia 4 de abril.
ANO CARNAVAL    SEXTA-FEIRA SANTA    PÁSCOA          CORPUS CHRISTI
2019 5 de março        19 de abril                   21 de abril       20 de junho
2020 25 de fevereiro  10 de abril                   12 de abril       11 de junho
2021 16 de fevereiro   2 de abril                    4 de abril         3 de junho
2022 1 de março        15 de abril                  17 de abril        16 de junho

VOCÊ SABE COMO SE DEFINE A DATA DA PÁSCOA?
Existem muitas teorias acerca do tema e, por isso, fomos às ruas de Dois Irmãos para ver se elas sabem qual o motivo da Páscoa variar tanto de data, e o porquê de ser tão tarde esse ano. Confira!

“Não faço ideia do por que da Páscoa ser mais tarde, pois para mim não influencia muito”.
Ordemio, 67 anos, de Dois Irmãos

“ Acho que tem a ver com o Carnaval. Esse ano o Carnaval foi mais tarde, então a Páscoa também está sendo comemorada mais tarde”.
Nelsi Wochner, 68 anos, de Dois Irmãos

“Muita gente acha que tem a ver com o carnaval, mas acho que não é por isso. Para mim, a data da Páscoa tem algo a ver com as fases da lua, ou algo parecido”.
Valesca Silveira, 48 anos

“De acordo com os mais antigos, a Páscoa tem a ver com as fases da lua. Na minha opinião, baseada no que está escrito na Bíblia, a Páscoa é comemorada 40 dias após a Quarta Feira de Cinzas”.
Denise Becker, 33 anos, de Dois Irmãos