Conecte-se conosco

Cadernos

Instalação hidráulica exige projeto

11/07/2019 - 11h18min

Assim como construir uma casa exige projeto arquitetônico, fazer a instalação hidráulica, preferencialmente por um engenheiro, exige planejamento. “Um projeto hidrossanitário é importantíssimo e engloba água quente, fria, tubulações de esgoto pluvial e cloacal”, aponta Lucas Klein, sócio gerente da Lauri Empreiteira Ltda.. A contratação de um profissional é fundamental, principalmente porque há momentos em que a tubulação precisa transpor vigas estruturais da casa e se os dois projetos, arquitetônico e hidráulico, não tenham harmonia, pode acabar comprometendo a estrutura ou mesmo impossibilitando transpor a viga, o que acarreta problemas estruturais e estéticos.

Lucas enfatiza que o projeto hidrossanitário engloba basicamente água fria, tubulação de água quente, alguns contemplam a tubulação de gas, mas em alguns casos mais completos ha projetos específicos pra isso. Engloba ainda o esgoto pluvial, das águas das chuvas e calhas, que pode ser direcionado para o esgoto pluvial da rede pública ou de preferência que haja um sistema de cisternas para reaproveitamento dessa água que pode ser usada para jardim, lavagem de calçadas ou ainda no caso sanitário.

Caixa d´água no alto

Para quem deseja utilizar água de reúso, são necessárias duas caixas, sendo uma para água potável. O local precisa ser pensado na elaboração dos projetos arquitetônico e hidráulico. “O ideal é que o reservatório fique num ponto mais alto, sem prejudicar a estética da casa. A instalação geralmente é feita por um bombeiro hidráulico ou instalador como e conhecido na região e, geralmente, quem faz a instalação hidráulica é eletricista por uma questão técnica e prática, porque ao abrir canaletas nas paredes e deixar passagens é bom que o mesmo profissional tenha conhecimento de ambos os projetos.

Na hora de escolher os canos

A escolha da tubulação exige bastante atenção, pois o que é bom para uma coisa pode não ser bom para outra. A tubulação de esgoto, seja cloacal ou pluvial ou de água cinza (como são conhecidas as águas provenientes de máquina de lavar roupa e de tanques) e também a tubulação de esgoto da pia, geralmente contaminada com gorduras, devem ser feitas usando canos de pvc branco normal. Mas esses tubos não podem ser usados par outro tipo de instalação porque, segundo Lucas, não comporta pressão. Já o cano pvcs, marrom, soldável, suportam pressão e são usados pra água fria, tendo também capacidade de aguentar um limite de colunas d´água, alcançando maior pressão.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.