Conecte-se conosco

Variedades

Netflix começa a cobrar pelo compartilhamento de senhas no Brasil

24/05/2023 - 10h39min

Brasil – A Netflix anunciou recentemente que implementará uma cobrança adicional de R$ 12,90 por mês para usuários que protegem suas senhas com pessoas fora de sua residência. Essa medida já estava em vigor em outros países desde o ano passado, incluindo Chile, Costa Rica, Peru, Argentina, República Dominicana, Honduras, El Salvador e Guatemala.

A empresa afirmou que incentivou o envio de e-mails para os assinantes brasileiros que decidiram suas contas fora de suas residências, informando sobre a nova política. De acordo com a Netflix, o titular da conta terá a opção de adquirir um ponto extra por R$ 12,90 ou transferir o perfil de outra pessoa, que precisará fazer uma nova assinatura.

Divulgação – Netflix

A justificativa da Netflix para essa mudança é que a conta deve ser utilizada apenas por uma única residência, e todas as pessoas que moram nessa mesma plataforma podem acessar onde quiserem, seja em casa, na rua ou durante viagens.

Senhas compartilhadas

Em abril de 2022, a Netflix relatou uma perda de 200 mil assinantes entre janeiro e março daquele ano. De acordo com a Bloomberg, essa foi a primeira vez desde 2011 que o gigante do streaming registrou uma queda no número de assinantes em seus balanços trimestrais. Na ocasião, a Netflix destacou a crescente competição no setor e apresentou o compartilhamento de senhas como um dos motivos para a perda de assinantes.

Estima-se que cerca de 100 milhões de usuários em todo o mundo aproveitem o compartilhamento de senhas. Com a implementação dessa nova política, a Netflix pretende restringir o uso não autorizado de suas contas e aumentar sua base de assinantes pagantes.

Em entrevista, um representante da Netflix Brasil explicou: “Compreendemos que o compartilhamento de senhas é uma prática comum e que muitos assinantes veem isso como um benefício adicional. No entanto, para continuar oferecendo conteúdo de qualidade e investindo em produções originais, precisamos garantir que nossos serviços são utilizados por seus assinantes reais”.

Os especialistas no mercado de streaming acreditam que essa mudança pode trazer benefícios para a Netflix a longo prazo. Além de proteger sua receita, a empresa poderá obter dados mais precisos sobre o número real de usuários ativos, o que impactará diretamente no comércio com produtores de conteúdo e investimentos em novas produções.

Enquanto isso, os concorrentes da Netflix estão atentos à situação e podem aproveitar a oportunidade para atrair novos assinantes. Serviços de streaming como Amazon Prime Video e Disney+ estão investindo cada vez mais em conteúdo exclusivo e podem se beneficiar da mudança de postura da Netflix em relação ao compartilhamento de senhas.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.