Coluna Nova Petrópolis
Festimalha 2019 totaliza 71 mil visitantes
Os números divulgados nesta semana pela organização do Festimalha dão conta de que o público do evento totalizou 71 mil pessoas. Representa um aumento de 30% na comparação com a edição de 2018, séria e sabidamente afetada pela greve dos caminhoneiros. É uma recuperação, mas ainda sem atingir os 100 mil visitantes que eram esperados no ano passado. Modificações estão sendo desenhadas a partir de 2020 e de fato elas se mostram necessárias.
GESTÃO
O que se comenta nas ruas e também se ouve no noticiário estadual é que ainda tem muita gente indo atrás da vacina contra a gripe. Isso que a meta de imunizar 90% das pessoas dos grupos de risco não foi alcançada aqui no Estado. Enquanto que muitos daqueles que poderiam/deviam receber a vacina não participaram, tantos outros gostariam de recebê-la e não a têm. Resta-lhes a opção de ir a uma clínica particular. Neste sentido, mostra-se muito acertada a decisão da Secretaria Municipal da Saúde de liberar 2.000 doses da vacina para o público geral antes mesmo do fim da campanha. Sem adesão total do público alvo (grupos de risco), a prioridade tem mesmo que ser a aplicação geral da vacina, tanto faz em quem.
ROÇADAS
Ontem tive a oportunidade de acompanhar um grupo de quatro operários da Prefeitura fazendo roçadas em uma rua da Vila Germânia. Constatei uma situação que provavelmente se aplica para todos os lugares da cidade: funcionários roçando e limpando o inço em calçadas públicas, incluindo terrenos baldios onde o passeio ainda não foi pavimentado. É justamente nestes lugares, ainda sem calçada, que o mato cresce mais e a ação das roçadeiras é mais necessária. Pergunto: o que ganha o dono de um terreno baldio caprichoso, que mantém limpa a sua área de calçada, se ele vê a Prefeitura se encarregando da limpeza dos vizinhos?
DESCARTE DE PILHAS
Seguidamente ouço perguntas sobre lugares apropriados para o descarte de pinhas usadas. Confesso que muitas vezes não respondi simplesmente porque não sabia de nenhum lugar aqui na cidade. Mas agora eu sei! Na frente do Sicredi tem uma caixa denominada “papa pilhas” e ela com certeza representa uma solução ecologicamente correta para muitas pessoas. Pilhas e baterias contêm metais pesados e não podem ser colocados junto ao lixo comum. Pior ainda se jogadas na natureza. Sei que parece um aviso desnecessário, mas sabe como é…
EMBALAGENS
E atenção agricultores. Hoje acontece mais uma edição da coleta de embalagens de agrotóxicos. As duas rotas de recolhimento começam às 7h. A primeira: Sociedade L. Araripe; Sociedade L. Brasil (8h); Sociedade Alegria (9 Colônias – 10h); CCSPA Pinhal Alto (13h); Campinho 13 Colônias (14h30); e Sociedade Concórdia (16h). A segunda rota: Sociedade Alegria (L. Pirajá); Sociedade Lyra (8h); Sociedade Juvenil (9h30); Sociedade Tirol (10h45); Sociedade Arroio Paixão (11h30); Sociedade L. Olinda (13h15); e Ginásio Roque Vogel (Piá – 14h30). Quem quer entregar embalagens não pode esquecer de fazer a tríplice lavagem e de levar o número da sua inscrição estadual, que aparece no bloco de produtor.