Geral
Como identificar os tipos de violência doméstica
Região – Hoje, dia 25, é lembrado em todo o mundo o Dia Internacional para a Eliminação da violência contra a mulher. O tema ainda é considerado um tabu por diversos eixos da sociedade. E não deveria, já que os números são assustadores.
O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de violência contra a mulher no mundo. No país, de acordo com o Atlas da Violência, cerca de 13 mulheres são assassinadas por dia por conta da violência doméstica.
Na última sexta, o Diário contou a história de uma jovem que teve 47% do corpo queimado pelo ex-namorado e sua luta para sobreviver depois de três anos do crime.
Nas redes sociais, neste dia de debate, muitas pessoas estão comentando sobre o tema com a tag #elanaopediu. São diversos relatos e ações de combate à violência contra a mulher. Na região, as Prefeituras e delegacias também vão promover eventos para tratar do tema.
OS TIPOS DE VIOLÊNCIA
– violência física: tapas, socos e espancamento, atirar objetos, sacudir e apertar os braços, estrangulamento ou sufocamento, tortura…
– violência psicológica: ameaças, perseguição, constrangimento, humilhação, isolamento…
– violência sexual: estupro, obrigar a mulher a fazer atos sexuais, impedir o uso de anticoncepcionais…
– violência patrimonial: controlar o dinheiro, furto, extorsão, deixar de pagar pensão, destruição de documentos pessoais…
– violência moral: fazer críticas mentirosas, rebaixar a mulher, expor a vida íntima, tentar manchar a reputação da mulher…