Conecte-se conosco

Destaques

Polícia Civil apreende fogos de artifício em comércio de Dois Irmãos

29/12/2021 - 18h35min

Denúncia anônima levou a Polícia ao estabelecimento e, lá, constataram irregularidades (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – No início da tarde desta quarta-feira, 29, uma denúncia anônima levou agentes de Delegacia de Polícia Civil a um estabelecimento comercial onde haveria a comercialização irregular de fogos de artifício. A operação de cunho preventivo contou com apoio do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária de Dois Irmãos.

No local, verificou-se que realmente havia itens explosivos à disposição para venda. Apreendemos o material e agora vamos avaliar a natureza e a procedência, mas já está claro que não existia alvará para essa atividade”, disse o delegado Felipe Borba. Foram apreendidos vários artefatos explosivos, de diferentes marcas e proporções – desde rojões “treme terra” a apitos de vara.

Borba explicou que será instaurado um inquérito policial para apurar a prática de crimes previstos na Lei Ambiental (Lei nº 9.605/96) e na Lei dos Crimes contra as Relações de Consumo (Lei nº 8.137/90). Nenhuma multa foi aplicada. 

Estabelecimentos precisam estar regularizados

O comandante do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos, tenente Luciano Matos de Souza, destacou a Lei estadual que proíbe a queima e soltura de fogos de artifício que ultrapassam os cem decibéis e, portanto, o comerciante terá de observar isto, pois a própria comercialização do que vai além disto está proibida no Rio Grande do Sul. “Então, em primeiro lugar, precisa ter o estabelecimento regularizado, com os compartimentos corretos para cada produto”, diz, explicando que quem está apto para vender os fogos de artifício precisa criar compartimentos específicos conforme a periculosidade dos explosivos determinados nas resoluções técnicas, não podendo estes ficar expostos de qualquer forma.

Matos pontua que todo estabelecimento deve estar devidamente cadastrado junto ao Corpo de Bombeiros e demais órgãos do município. “A não observância dos itens pode ocasionar um incêndio no estabelecimento e se espalhar em residências e estabelecimentos próximos, pode ser propagar. Estes cuidados se deve ter e, por isso, deve ser vendido somente em comércios especializados”.

Herval e Morro não terão

queima de fogos; Dois Irmãos, sim

Em Santa Maria do Herval e Morro Reuter não terá eventos de queima de fogos de artifício organizados pelas Administrações durante a virada de ano. Em Dois Irmãos, sim; município terá show pirotécnico que deve durar três minutos. De acordo com a Prefeitura, os fogos estão de acordo com a Lei, com pouco ruído. “O nível de som deles, segundo o fabricante, chega a pouco mais de 70 decibéis. Isso equivale ao som de uma rua movimentada”, respondeu a assessoria, destacando que foi feita uma pesquisa e, no mercado, “não há opção de fogos com nível de ruído mais baixo do que estes”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.