Estado - País - Mundo
Bebê prematuro precisa de doação de sangue
Giordanna Benkenstein Vallejos
Ivoti — O casal Tatiani Serpa de Melo e Richard Felipe Ventura são moradores de Ivoti e têm uma filha chamada Maria Eduarda de Melo. Aos seis anos, Maria virou a irmã mais velha de Felipe de Melo Ventura. Richard conta que a gravidez de Tatiani não foi fácil, pois ela tinha pressão alta. Devido a um aumento na pressão, durante a gravides, foi internada no Hospital da Unimed, no dia 13 de junho e teve que ficar lá até o dia 21, data em que aconteceu o nascimento do Felipe. O bebê veio prematuramente, com 38,5 cm e pesando 1 kg.
Duas cirurgias causaram necessidade de transfusão de sangue
Com pouco tempo de vida, Felipe já enfrentou duas cirurgias. Créditos: arquivo pessoal
Depois de uma semana de vida, Felipe contraiu uma bactéria que faz com que a barriga dele inchasse e começasse a necrosar o intestino. Os médicos alertaram a possibilidade do pequeno Felipe vir a óbito, se não tivesse os cuidados necessários. Então ele foi colocado em ventilação mecânica, sedado e medicado com três tipos de antibiótico para combater a bactéria, porém não teve grandes melhoras e precisou fazer duas cirurgias em sequência. Após as cirurgias, teve queda de imunidade e precisou de transfusão de sangue.
Doações de sangue podem ser realizadas no Hemocentro de NH
Em menos de dois dias, Felipe necessitou realizar duas cirurgias delicadas, retirou 25 cm do intestino grosso e conseguiu se recuperar. “ É uma luta a cada dia, como ele é uma criança prematura, pode ter outras complicações. ”, disse o pai, emocionado. Agora Felipe apresenta melhora significativa, mas necessita de atenção especial e doações de sangue de qualquer tipo sanguíneo. Quem desejar ajudar, pode doar sangue no Hemocentro de Novo Hamburgo, com horário agendado.