Estado - País - Mundo
Morro Reuter é destaque na Mostratec
Escolas conquistaram prêmios inéditos na edição de 2022 da Feira
Desde que iniciou sua participação (em 2017) na Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, realizada anualmente pela Fundação Liberato Salzano Vieira, em Novo Hamburgo, na edição deste ano os trabalhos da Educação do Município obtiveram conquistas inéditas.
A Escola Tiradentes ganhou credencial para a Mostra de Ciência e Tecnologia da Amazônia (Mostramazônia), que ocorre no segundo semestre de 2023 na cidade de Macapá, Amapá. O trabalho apresentado foi “O Relógio do Corpo Humano e Plantas Medicinais”. Outra vencedora foi a Escola Cecília Graeff (na categoria voto popular), com o trabalho “Do barro à pedra: assim surge o tijolo”.
A diretora do Tiradentes, Márcia Ramminger Sparremberger, atribui o bom desempenho na Mostratec ao trabalho com pesquisa desenvolvido com os estudantes desde muito cedo. “Trabalhamos muito com a pesquisa, desde os pequenos até os maiores, e esse reconhecimento nos deixa muito felizes.”
Já a diretora da Escola Cecília Graeff, Thays Rockenbach Auler, acredita que crianças, famílias e todos os profissionais da instituição contribuíram para que o projeto pudesse alcançar o seu propósito de formar crianças protagonistas do processo de ensino e de aprendizagem.
Outro destaque na Mostratec foi a Escola Professor Francisco Weiler, que participou do Desafio de Robótica Atto: Batalha de Balões na Mostratec – 2022. Ao todo, foram 32 equipes participantes e os alunos de Morro Reuter ficaram em sétimo lugar na final. A instituição também participou do Campeonato Internacional de Robôs a Distância (Cirdi) com duas equipes que estão classificadas na final que ocorre em 4 de novembro, às 8h30.
A diretora Eliane Becker salienta que os alunos puderam observar a importância de trabalhar em equipe, reconhecer as habilidades individuais.
As pesquisas participaram da Morro Reuter Científica e receberam credencial para a Mostratec.