Região
Desfile Temático e Encontro de Carros Antigos são atrações do Café na Colônia
As atrações fazem parte da programação do evento, que ocorre neste fim de semana
MORRO REUTER
BRUNO WINGERT
Além do tradicional café colonial e da gastronomia típica, a 8ª edição do Café na Colônia, em Morro Reuter, contará com duas atrações que prometem encantar o público: o Desfile Rural Temático e o Encontro de Carros Antigos. As atrações fazem parte da programação do evento, que ocorre neste fim de semana, nos dias 4 e 5 de julho.
O desfile, que acontece no sábado à tarde, é um dos momentos mais aguardados da programação e resgata a história e as tradições do interior do município. A apresentação reúne carroças, carretas, bois, tratores, implementos agrícolas, agricultores e suas famílias, em uma homenagem ao trabalho e à cultura dos colonos.
Ao longo do percurso, o público poderá conferir um verdadeiro contraste entre equipamentos antigos e modernos utilizados na agricultura, mostrando a evolução do trabalho no campo sem perder as raízes que marcaram a história da comunidade.
Encontro de Carros Antigos

Já o Encontro de Carros Antigos, que ocorre no domingo, deve reunir dezenas de expositores e apaixonados por veículos clássicos CRÉD: BRUNO WINGERT
Já o Encontro de Carros Antigos, que ocorre no domingo, e deve reunir dezenas de expositores e apaixonados por veículos clássicos. Segundo um dos organizadores, Maico Klein, a expectativa é de grande participação de visitantes, fortalecendo a cultura antigomobilista, além de movimentar a economia e o turismo local.
“Vamos recepcionar oficialmente os participantes a partir das 8 horas da manhã. Os veículos serão organizados por ordem de chegada na rua principal, ao lado da Praça Municipal. Quem vem pela BR-116 deve acessar o trevo principal no pórtico da cidade e seguir reto até o local do evento”, explica.
Veículos com mais de 30 anos
Para participar da exposição, os veículos devem ter, no mínimo, 30 anos de fabricação. A exceção são as Kombis, que poderão participar independentemente do ano.
“A Kombi tem uma história muito especial e mais de 70 anos de fabricação. Por isso decidimos abrir espaço para todas elas, valorizando sua importância na cultura automotiva”, destaca Maico.
Como incentivo, os 30 primeiros veículos antigos inscritos receberão gratuitamente um kit de café colonial.
Evento beneficente ajuda APAE e os irmãos Mielke
Mais do que uma celebração dos carros clássicos, o encontro também possui caráter solidário.
A inscrição para expositores será de R$ 10,00 mais um quilo de alimento não perecível ou R$ 20,00. Toda a arrecadação de alimentos será destinada à APAE de Dois Irmãos. Parte dos recursos obtidos com as inscrições, além da venda de camisetas e bonés oficiais do evento, também será revertida para auxiliar os irmãos Mielke, de Picada Café que lutam para conseguir recursos para o tratamento de saúde.
