Conecte-se conosco

Cadernos

Controle o consumo de sódio

21/08/2019 - 10h39min

Controlar o consumo de sódio. Recomenda-se preparar alimentos sem sal e substituir o sal por temperos não industrializados e condimentos sem sódio: alho, cebola, orégano, tempero verde, sal marinho. Evitar enlatados, alguns tipos de queijo e embutidos que contém alto teor deste mineral. Observar rótulos dos alimentos para verificar o teor de sódio dos produtos. Importante observar a consistência normal dos alimentos, preferindo os cozidos, assados ou grelhados, evitando problemas cardiovasculares.

Importante incluir em sua rotina, exercícios fisicos. Já está comprovado que ajuda na perda e manutenção do peso. Procurar fazer atividades que lhe deem prazer e aumente a sua auto-estima. Procure estar sempre hidratado, tomar água antes de sentir sede.

Ter sempre frutas lavadas e picadas na geladeira. Higienize, descasque e pique assim que chegar em casa do supermercado. Varie as proteínas do jantar. Utilize ovos, sardinha ou atum, frango em lascas ou desfiado, mussarela de búfala para acompanhar legumes ou saladas.Assim, o jantar fica mais prático e você não tem que preparar vários pratos para uma refeição. Tenha sempre à mão, castanhas, amêndoas, frutas secas, alguns cookies integrais. Isto ajuda a evitar as bolachas, pães, cereais e outros salgadinhos refinados.

Prepare as porções

Compre frutas e vegetais que durem mais tempo e outros que devem ser consumidos logo. Picar o mamão ou melão para ser consumido logo, ter caquis, goiabas para intercalar com bergamotas, bananas e maçãs ou peras… assim você terá frutas variadas todas as manhãs e à tardinha quando chegar em casa para amenizar a fome.

As dicas anteriores servem para os vegetais: compre, lave e já cozinhe algum. Prepare uma sopa em maior quantidade com alguns outros vegetais e congele em porções. As saladas mais frágeis você poderá consumi-las logo, depois aquelas mais resistentes como a cenoura, os tomates e, por último, descongele parte daquela sopa e aproveite um jantar sem ter que preparar quando chegar em casa cansada. Sobrou algum vegetal? pique e misture a um omelete.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.