Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Vôvôfit365 – 10/04/2023

10/04/2023 - 09h37min

Atualizada em 10/04/2023 - 09h39min

O impressionante Canyon de Palanquinho ao fundo

Vôvôfit

Na última sexta-feira fizemos uma caminhada no interiorzão de Caxias do Sul. Caminhamos 24 km ida e volta até o Cânyon Palanquinho, que fica no interior de Caxias do Sul. Você tem que ir até São Marcos e andar de carro mais 20 km para chegar numa localidade chamada São Jorge da Mulada. Naquele lugar tem uma coisa incomum. Um belo Memorial em homenagem aos Irmãos Bertussi. A dupla famosa era de gaiteiros e nasceram naquele lugar e lá está sepultada. Eles fizeram sucesso a partir de 1955. Trata-se de um belo Memorial, que conta a história deles. Para completar uma estátua em bronze muito linda. Um obelisco de cerca de 50 metros de altura que pode ser visto de longe.

Passamos pelo Memorial e continuamos a caminhada por mais 12 km até chegar ao Cânyon Palanquinho. Trata-se de uma enorme cratera aberta a céu aberto, que mete medo só de chegar perto. Um rio passa lá embaixo. É tão profundo que só se escuta o rio correndo pelas pedras sem conseguir vê-lo. Poucas vezes a gente faz isso, ir e voltar pelo mesmo caminho. No entanto, desta vez resolvemos fazer isso para conhecer o Cânyon, uma das maiores atrações de Caxias do Sul. A localidade de Mulada pertence ao distrito de Criuva. Pela distância até lá dá para imaginar o tamanho do município de Caxias do Sul. Quando você chega num lugar desses respira fundo e se certifica que vale a pena todo o esforço.

No final das contas completamos 24,5 km de caminhada numa estrada de chão mas em excelente estado de conservação. Pelo ambiente nota-se que esta deve ser a região mais pobre de Caxias do Sul. Agora estamos contando os dias para o Super Desafio dos 100 km, que estava marcado para o dia 28. No entanto, pode ser antecipado para o dia 21. Para mim tanto faz. O que importa é conseguir completar o trajeto todo. É muito chão que você tem que encarar, mas o traçado foi feito de Gramado a Ivoti para dar 100 km e com poucos morros. O que mata nestas caminhadas longas são as subidas, quando são muitas. O trajeto foi escolhido a dedo para exigir o mínimo do máximo que todos tem que dar. Não vai ser brincadeira. Desafio é desafio.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.