Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Vovôfit365 – 23/01/2023

23/01/2023 - 08h20min

Foi uma espécie de folga do Vovofit nesta semana de kerb da minha cidade. Durante a semana trabalhei pra burro pra adiantar as coisas e poder curtir no final de semana. Chegou na sexta-feira e não tinha ido na academia e nem caminhado um único metro. Me senti mal e tomei uma decisão. Sábado de manhã bem cedinho caminhei 3 km para descarga de consciência. Acelerei e fiz 6,2 km por hora. Para quebrar o galho já serve. Na manhã de domingo fiz a mesma coisa. Caminhei de novo 3 km no mesmo ritmo. Para efeitos de saúde não precisa mais do que isto. Você caminhar 3 km num ritmo forte te deixa relaxado depois e a pressão controlada. Desta forma me conformei em fazer apenas isso esta semana e tenho o resto do ano para recuperar o tempo perdido. Afinal, quero fazer 2.000 km ao longo de 2023, o que dá uma média de 39 km por semana. Vejam o tamanho do estrago nesta semana em que fiz apenas 6 km. O pior é que pensei em ir na academia na tarde de sábado e estava fechada. Para uma boa saúde, é preciso não só apenas caminhar. Você precisa exercitar todo o corpo para ter resultados melhores. Os membros superiores também precisam ser exercitados e assim o corpo todo estar em equilíbrio. Com 3 idas a academia e fazendo meia hora por dia já é o suficiente, já que meu objetivo maior é fazer quilometragem e cumprir a meta no final do ano.

MÉDICOS
O que diz a medicina no caso de uma pessoa ter uma vida saudável, se exercitando o suficiente de acordo com o que diz a ciência. O sedentarismo é o pior dos males. O corpo das pessoas foi feito para se movimentar, e quando ele não faz isso é como se enferrujasse. Você queima menos calorias, você engorda, o metabolismo não funciona como deveria e o cérebro também não é oxigenado como deveria e não funciona como direito. As pessoas que levam uma vida sedentária, como eu já passei períodos longos, deveriam se antenar para este fato e não se entregar para o ócio. Eu tenho 68 anos e não tomo na verdade nenhum remédio. Para pressão alta mantenho ela regulada e por enquanto não tomo o meu remédio de 10 anos. Na verdade tomo um revotril para dormir e, mesmo assim, só metade dele. Tenho dificuldades para dormir e sem metade do remedinho durmo só algumas horas e acordo. Este é o único que tomo pra falar a verdade. De resto não tomo nenhum remédio. No final do mês vou fazer todos os exames de sangue necessários para ver as quantas anda minha saúde.

EXAMES
Meu médico me dá todos os anos um punhado de exames de sangue para fazer. Na última vez em que os fiz estava tudo normal. No entanto, tem que fazer regularmente para ter certeza de que você não está negligenciando nada. É o que vou fazer no final do mês.
Na caminhada da semana passada nos deparamos com este cenário de flores no Memorial ao Imigrante em Linha Nova

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.