A empresa que mais contribui com ICMS e comentários sobre lideranças do município!

A maioria dos partidos, região afora, estão realizando convenções, se preparando para 2020. Em Dois Irmãos, PP elegeu Ramon e o PDT, o Tonho Renz. O MDB deve ter convenção em julho ou agosto. Outras perguntas que ficam no ar é se Sérgio Fink continuará no MDB depois do processo de cassação que ele venceu, se o PSL já está criado (parece que já está dando os primeiros passos) e se mais algum partido terá convenção. Aliás, outra pergunta é: algum político trocará de partido este ano, vislumbrando 2020?

CURIOSIDADE

O Grupo Herval é, de longe, a maior empresa do município e a que mais contribui em impostos. Certamente cerca de 60% do ICMS de tudo o que a Prefeitura arrecada, vem da Herval. A dúvida que temos é: quais são as duas outras maiores empresas? E as 10 maiores? Nos permitem arriscar um chute? Melhor não! Quem souber, favor nos informar “em off”!

FUNDO DO BAÚ

Pelo visto o pessoal gostou do comentário de ontem, sobre a eleição de 2006, que teve pesos pesados da política concorrendo ao Governo (Yeda, Olívio, Rigotto, Turra e Colares), tivemos alguns comentários a respeito, dos quais, ressaltamos dois. O primeiro vem do Teewald, do Erico Schneider, o Molles, fiel leitor das nossas colunas. Molles é presidente de honra do PDT e do PTB, uma enciclopédia da política local e regional, e duvidou que o Collares tivesse sido candidato. Fomos consultar novamente no TRE/RS, e, sim, Alceu de Deus Collares concorreu e fez somente 3% dos votos, ficando em 5º, atrás do Turra (PP) com 6%. Talvez poucos se lembrem de Collares como candidato porque a eleição polarizou apenas entre três: Yeda, que fez 32% e foi ao segundo turno, onde venceu Olívio (PT), que fez 1,696 milhão de votos, contra Rigotto (PMDB), que fez 1,679 milhão.

DINOSSAUROS

Outro leitor fez um comentário oposto, nos alfinetando com uma metáfora: “E tu ressuscitando político da época dos dinossauros para a política do Estado hoje!? Essa gente quebrou o Estado, deixa eles longe”, Gilmar Machado, Paraná. Bueno, pertinente o comentário, mas há muito tempo que citamos que todos os governantes de 1980 para cá tem sua parcela de culpa no fato do Estado estar falido! Mas que foi eleição de pesos pesados, isso foi!

COLUNA DOS PARABÉNS

– Estamos finalizando o Caderno Anual da Rota Romântica. Quem ainda quiser fazer sua publicidade, terá até o fim do dia. E quinta teremos o Especial de Kerb de Picada São Paulo!
– Toquinho foi reeleito presidente do 7 de Setembro. No União, Ademir Klaus ficou mais um ano na presidência. Já no Vila, Gaspar Wagner assumiu pela primeira vez.
– A nova diretoria do Santa, encabeçada pelo presidente, Protásio, quer reativar os bailes – e vem aí o baile da moto.
– Na Atiradores, Elton Mielke continua como presidente.
– Parabéns ao Travessão que celebrou seu Kerb com jantar na Sociedade São João. Por falar nisso, vem aí o Kerb do Arranka!
– A mensagem positiva do dia: “Não espere ter tudo para aproveitar a vida. Você já tem a vida para aproveitar tudo”, da internet.