Coluna Nova Petrópolis
Algumas circunstâncias sobre a pesquisa que avaliou os vereadores
Em qualquer hipótese é salutar avaliar o trabalho e a conduta daqueles que nos representam. Exercendo o poder, eles tomam decisões que interferem em nossas vidas. Neste sentido, é extremamente válida a reportagem da página 23 no Diário da última sexta-feira, assim como é válida a própria pesquisa que avaliou os vereadores pelo Facebook. Ela não tem valor científico, mas avaliar nunca é demais e que bom que isto acontece em nossa cidade. Quem não viu, vale a pena pegar o jornal de sexta-feira ou acessar o site do Diário.
CIRCUNSTÂNCIA I
Mas esta pesquisa tem circunstâncias e também é interessante se aprofundar nelas. Em primeiro lugar: a página que promoveu a avaliação dos 11 vereadores (de nome “Nova Nova Petrópolis”) faz aberta oposição ao governo Lelo e Charles. Isso já foi dito aqui na coluna algumas vezes. Não há nada de errado em ser contra, mas é um fato a ser considerado quando se vê que os vereadores da situação estão na parte de baixo da tabela, entre os que tiveram pior avaliação.
CIRCUNSTÂNCIA II
A pesquisa foi feita nas redes sociais. Rodrigo (78% de aprovação) e Kátia (73%) são os vereadores mais presentes nas redes e tiveram as melhores avaliações. Kalit (20%) e Freitas (13%) praticamente não usam o Facebook no dia a dia e tiveram os piores resultados.
CIRCUNSTÂNCIA III
Não dá para saber se interferiu no resultado, mas chama a atenção que Rodrigo e Katia estão no primeiro mandato e são os mais bem avaliados, assim como Nei, o terceiro colocado. Kalit e Freitas são veteranos do Legislativo.
RENOVAÇÃO?
Ao se olhar para a circunstância 3, entende-se que os cidadãos gostam de renovação nas cadeiras do Poder Legislativo. Em se tratando dela, dias atrás um vereador argumentou que a diminuição para 7 ou para 9 vagas dificultaria a entrada de novos nomes na Câmara. Contrapus que bastaria ele próprio não se candidatar à reeleição no ano que vem e um pouco de renovação já estaria garantido. Ele concordou.
GOVERNADOR
Neste feriado de quarta-feira, dia 1º de maio, às 10h, acontecerá a abertura oficial do Festimalha. Está confirmada a presença do governador Eduardo Leite.
GOVERNO DO ESTADO
A informação sobre a presença do governador em Nova Petrópolis é do ex-prefeito Lui Schenkel, que após passagens pela Sulgás no governo Sartori e mais recentemente pela Assembleia Legislativa, está assumindo um cargo de assessoria na Secretaria Estadual da Educação. Ele terá uma atuação muito próxima das escolas, uma novidade bem interessante que está sendo implantada por Eduardo Leite.
SEIS ANOS ATRÁS
Em 2014, na abertura do Rural Show, o governador era Tarso. Kátia era pré-candidata a deputada estadual pelo PTB e abordou o ilustre visitante na saída do Centro de Eventos para pedir explicações sobre demandas locais na ERS-235. Tarso foi deselegante, para não dizer outra coisa. Seis anos depois a cidade continua tendo demandas para apesentar ao governador, notadamente Linha Temerária e Linha Olinda. Esperamos respostas melhores desta vez.