As próximas sessões da Câmara serão de prestação de contas de duas pastas do governo

Amanhã a secretária de Administração e Fazenda, Rúbia Michaelsen, se debruça nos números e apresentará o relatório final do primeiro quadrimestre. A apresentação inicia às 19h30.

SAÚDE

Já dia 28 será a vez da secretária da Saúde, Nívia. No caso dela a apresentação é muito mais real, porque não apresenta só números, mas sim a realidade da saúde pública no Município e fora daqui. Nos últimos dez anos o Estado e a União tem jogado cada vez mais responsabilidade para as cidades. Porque isso, o recurso está cada vez mais escasso e está difícil manter hospitais de portas abertas. Imagina mandar recursos para as cidades. O que vem hoje, comparado com o passado, são migalhas.

POUCA GENTE

A comunidade deveria prestigiar estas audiências. Isso porque ali se mostra a realidade financeira do município e a situação real de uma das pastas mais importantes da administração, a saúde. Cabe aos vereadores questionarem o que está certo ou errado. Embora que a realidade é igual para todos e os vereadores sabem que a economia está estável, as arrecadações caindo e algumas áreas, como a saúde, custa cara.

TRÉGUA

O protesto dos servidores parece que dará uma trégua. Isso porque o prefeito Daniel Rückert prometeu fazer uma análise para uma reclassificação dos salários. Bom, é o que estes trabalhadores sempre buscaram. Aliás, me contaram que o prefeito já havia comunicado isso aos servidores antes mesmo do protesto da semana passada. Bom: mas porque ninguém comentou isso na Câmara? Era para ficar no sigilo? Não seria bom para o prefeito que a comunidade ficasse sabendo que os baixos salários estariam sendo revisto? Acho que alguém errou ao omitir esta informação. Pelo menos o secretário da Agricultura, Aloysio Bischoff, me garantiu que o prefeito falou com os servidores antes da sessão onde ocorreu o protesto. Mas porque, mesmo assim, cerca de 25 deles foram para a Câmara? Se vai ser dada uma trégua ou não a gente verá nesta terça-feira.

ELOGIOS

O baile do chopp promovido pela Sociedade Aliança na noite de sexta-feira trouxe muitos elogios ao clube. No sábado e domingo só se ouviu coisas boas. Reflexo de uma ação, algo que o povo gosta. A palavra é inovar. Um evento novo, que no passado sempre foi tradição, pode se tornar o “carro chefe” do clube. Tomara que a diretoria mantém o evento. Na verdade, a Sociedade Aliança está resgatando o que no passado era sucesso garantido.

KERB

Outro clube que está renovando é a Sociedade Joaneta. Isso referindo-me ao kerb. A ideia da diretoria já deu certo ano passado e, ao que tudo indica, seguirá este ano. O kerb é uma festa muito tradicional e pelo que a diretoria me adiantou, terá novidades na edição deste ano. Quem bom. Nossa Picada Café agradece a qualquer evento cultural que surja e traga visitantes. São festas que movimentam os clubes e sociedades e trazem arrecadação. Aliás, recurso este que eles precisam para se manter.