Sobre os colonos de Nova Petrópolis

Ontem foi o último dia da Festa da Colônia de Gramado. Não é caso de fazer comparações. Apenas destacar que é muito bom ver tanta gente de Nova Petrópolis envolvida em eventos importantes também em Gramado. Vale para instrumentista da bandinha (ou para a bandinha inteira), mas especialmente para os próprios colonos, responsáveis por produzir as delícias rurais que alimentam e impressionam aquele público.

VICE-PRESIDENTE

Neste sentido, cabe lembrar que a princesa da Festa da Colônia, Mariana Caroline Marcon, também é de Nova Petrópolis. E trata-se de uma princesa que domina os assuntos da terra. Há algumas semanas, entrou para a história do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café ao se tornar a primeira mulher vice-presidente da entidade. E, ainda por cima, uma mulher jovem. Não é pouca coisa.

SABORES DA COLÔNIA

Independente do que é feito em Gramado, é muito bem-vinda a decisão relacionada ao nosso evento, o Sabores da Colônia, que acontecerá de 7 a 23 de junho na Praça das Flores. A partir da edição de 2019, haverá uma participação cada vez maior da Secretaria da Agricultura no evento, conforme anunciado no lançamento. O potencial é enorme.

CEASA CAXIAS I

Se os produtos com características coloniais são um dos potenciais da agricultura de Nova Petrópolis, a produção do hortifrúti não fica para trás. Levantamento que realizamos no fim de 2018 apontava que 5,03% do valor movimentado na Ceasa de Caxias do Sul são referentes a produtos de Nova Petrópolis. Se considerado o peso dos produtos, o percentual do município é de 5,36%. Parece pouco. Mas a região compreendida pela unidade de Caxias do Sul é muito grande e muitos dos municípios lá de cima são completamente dominados pelas hortas e pomares.

CEASA CAXIAS II

O consórcio responsável está com licitação aberta para espaços na sede da Ceasa de Caxias do Sul. Será na modalidade “disputa fechada” e tem por objeto a “permissão remunerada de uso”, para exploração por pessoa jurídica de espaços da unidade. O certame acontecerá no dia 14 de junho, às 9h, na sede administrativa do consórcio, na rua Jacob Luchesi, 3.181, bairro Santa Lúcia, em Caxias do Sul. É nessa ocasião que a documentação e a proposta/lance deverão ser entregues. Mais informações na sede do consórcio ou pelo telefone (54) 3211-4593.

OUTRO NEGÓCIO I

Um terceiro negócio relacionado aos colonos e, portanto, vale para Nova Petrópolis, é o humor. Digo isto porque no dia 17 de agosto, às 20h, o Centro de Eventos recebe o show de Badin, o Colono. Os ingressos custam de R$ 25 a 50, na Bonoit, na Paludo ou no Brombatti.

OUTRO NEGÓCIO II

Humor sobre colonos e suas histórias? Foi o que aconteceu quinta-feira de noite na Sociedade Concórdia, em Linha Imperial. O espetáculo “Wie es Früher War” é apresentado por Carlos Alberto Klein (Pedrinho) e Cristiano Luis Schenkel (Toninho). Valeu a pena conferir. Parabéns ao Grupo de Danças Böhmerland pela organização do evento!