Conecte-se conosco

 

Ana Veiga

Até poderia começar a coluna de hoje falando do Kerb

Mas quero falar de outra coisa importante que também movimenta Ivoti: a eleição. Pode parecer que outubro está longe, mas não está. Os possíveis candidatos já começaram as suas andanças e diálogos para montar chapas, coligações, buscar votos e até mudar de partido. Nós teremos mudanças sim. Russo, atual vereador, é um deles. Sairá do PDT e vai para o PTB. O mesmo partido do vice Beto, que optou por deixar o PSB. Na Câmara, creio que Rafaella também deve migrar de partido. Vale ressaltar que eles só podem trocar quando abrir a janela, em meados de março. Ela deve ir para o partido da ex-prefeita Maria, o PRB. Ou, quem sabe, o PP. Tudo pode acontecer.

PROJETOS DA VEREADORA

Falando em Rafaella, ela apresentou três projetos no Legislativo. Um deles visa proibir a venda de medicamentos em bares, mercados, empórios, armazéns e afins. A vereadora lembrou que é um risco se automedicar e isso pode prejudicar a saúde da população. Quem já retrucou e disse que não gostou foi o vereador Russo. Não sei se essa iniciativa passará na Câmara como os outros dois. Nas redes sociais do Diário, o assunto já virou polêmica. Outro projeto também é interessante: quer deixar legível as receitas que são prescritas pelos médicos. Quem nunca viu uma receita em que a letra era praticamente um garrancho e era impossível de ler? Pois bem. Por mais que exista uma lei federal, a vereadora pretende ampliar a questão com essa sugestão de lei municipal. Há uma previsão de advertência e até multa para quem não cumprir. O que de fato é importante é a iniciativa da proposta e que haja discussão na comunidade.

A PRIMEIRA POLÊMICA

As sugestões dela foram apresentadas na Câmara e devem ser discutidas somente na volta do recesso. Os vereadores terão a folga até fevereiro, quando retornam com os debates. O assunto do momento, é claro, é o aumento do IPTU. Eu diria que é a primeira polêmica de 2020. Um dos pontos criticados pelos vereadores é a cobrança em terreno com piscina. Provavelmente, pelo que percebi na sessão desta semana, esse artigo deve ser mudado através de uma emenda. Na Prefeitura, isso é visto como normal, já que o Legislativo tem poder sim de mudar/melhorar os projetos.

AGORA SIM

Não dá para não comentar do Kerb. Tudo está sendo preparado com o maior amor. Mas, as polêmicas voltaram. Ano passado, eu escrevi nesta coluna que haveria reclamação quanto ao local escolhido. Pois bem. Já começaram as falas nas redes sociais. Alguns estão criticando a escolha e outros sugeriram que o Kerb fosse realizado no Núcleo de Casas Enxaimel. Essa é uma discussão que existiu, existe e acho que existirá por um bom tempo. Por outro lado, devemos também apreciar o que está sendo feito para esses três dias de festa. As vitrines e casas estão bonitas.

ALGUMAS NOVIDADES

A semana está agitada para o prefeito. Além do Kerb, ele está de olho nas obras que começarão nos próximos dias. A primeira será a construção de banheiros femininos no Núcleo. A segunda é a ampliação do posto de saúde do Jardim Bühler. Outra coisa que sai nesta semana é o edital para desapropriar terras do Núcleo onde vai sair ponte de ferro, que vai ligar duas ruas. O ano de 2020 promete boas obras pra Ivoti. Será que tem a ver com a eleição?