Definido o IPTU de Nova Petrópolis para 2020

Decreto publicado pela Prefeitura na quarta-feira, 20, dão conta de que o valor do IPTU de 2020 terá reajuste de 3,14%. O mesmo índice valerá para o reajuste da taxa de iluminação pública. O índice de 3,14% corresponde à variação do IGPM no período de 1o de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2019.

IPTU 2

A Prefeitura também estabeleceu o calendário para o pagamento do IPTU. O pagamento do imposto em cota única, com desconto de 10%, vencerá no dia 13 de abril. Também será possível pagar o tributo em cinco parcelas, entre maio e setembro.

IPTU 3

Vale lembrar que este índice de 3,14% não significa aumento de imposto e sim a valorização que os imóveis tiveram no último ano. Isso supostamente, pois no mercado real muitos imóveis custam bem mais caro do que o preço que consta na planta de valores da Prefeitura. São poucos os proprietários que venderiam um imóvel pelo preço que serve de base para o cálculo do IPTU.

IPTU 4

Por ser apenas uma correção, o aumento de 3,14% não precisa passar pela Câmara. Aumento de imposto, no caso o IPTU, é aquilo que a administração municipal tentou fazer no final de 2016. Após a eleição, uma cacetada de 40% nas costas do contribuinte. E ainda acharam que não precisava passar pela Câmara. Mas o mais grave é que tudo foi feito na moita, da forma mais discreta possível. Um decreto publicado no Diário Oficial e nada mais. O contribuinte só saberia ao receber o carnê, alguns meses depois. Os espertinhos só não contavam com a imprensa… O Diário trouxe o caso à tona e teve vereador que não conseguiu mais sair na rua. Acabaram cancelando o aumento de 40% e enviaram um projeto de 20% para a Câmara. Continuou sendo uma paulada, mas foi aprovada.

IPTU 5

Eu sei que parece haver uma incoerência aí. Se tem tantos imóveis com preço de mercado bem acima da planta de valores, um aumento como o tentado em 2016 seria uma forma de corrigir isso. Certo? Errado! Não se pode aplicar 40% para todos, como se a valorização tivesse sido igual no município inteiro. Com as asinhas cortadas quanto aos 40%, ainda em 2016 o governo prometeu fazer um estudo para avaliar o comportamento do mercado imobiliário nas diferentes partes do município. Assim, o aumento (ou a diminuição!) do IPTU seria diferente em cada lugar e muito mais justo. Só que acabaram se contentando com os 20% e o assunto morreu.

SERÁ QUE RESOLVEU?

A rotatória nova do bairro Pousada da Neve trouxe alívio para os motoristas que saem do estacionamento na frente da Fruteira Alpina para ir em direção ao bairro Piá. Antes era preciso se arriscar atravessando as duas pistas. Não sei como não aconteceram mais acidentes… Agora é só andar alguns metros em direção ao centro e fazer o balão na rotatória nova. E todos viveram felizes para sempre! Talvez não… Temos um exemplo parecido na BR-116, na saída do Loteamento Bratz. Quem sai do loteamento e quer ir em direção à cidade precisa ir até o trevo da Vila Olinda fazer a volta. E o que se vê? Carros e até caminhões atravessando os tachões do meio da pista. Uma manobra muito mais perigosa do que na saída da Fruteira Alpina. E parte dos motoristas teima em arriscar a si e aos outros.

FESTA DO LEITÃO

Domingo é dia de grande festa em Linha Imperial! Além do almoço com vários pratos de carne suína, à tarde tem domingueira com Musical Encanto e a tradicional caça ao leitão.