Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Em exemplo de respeito e generosidade no trânsito de Nova Petrópolis

Quando o assunto é um trânsito melhor e mais seguro, podemos reivindicar todo tipo de investimento em obras, mais fiscalização, etc, etc, etc. Pouco resolverá se não houver generosidade e respeito dos partícipes, que são basicamente os condutores e os pedestres. Ninguém é obrigado a ser generoso. No entanto, o mesmo não pode ser dito do respeito. Eu fico indignado quando vejo situações de desrespeito no trânsito. Você já leu relatos desta natureza aqui na coluna. Mas também fico maravilhado quando vejo exemplos de respeito e generosidade. E isso também merece ser citado. Quarta-feira, na Av. 15 de Novembro, um caminhão da empresa Wissmann Materiais de Construção parou em uma família de segurança para que uma família de pedestres a atravessasse. Mas não foi só isso, até porque, até aí ele estava cumprindo com sua obrigação. Como o caminhão estava na pista da direita, os veículos na faixa da esquerda não conseguiam ver os pedestres atravessando, pois eles também vinham do lado direito. Essa situação, aliás, é um risco constante no trânsito urbano em pista dupla. Sabendo disso, o que fez o motorista do Wissmann? Baixou o vidro e sinalizou com a mão para que os demais veículos também parassem. E todos eles pararam imadiatamente. Que gesto mais bonito de ver! É isso que se espera de todos no trânsito!

INVESTIMENTO DE R$ 1 MILHÃO

Representantes RGE estiveram em Nova Petrópolis na semana passada e anunciaram investimento de R$ 1 milhão na rede de energia do município. Não é pouca coisa! Conforme divulgado pela Prefeitura, as obras beneficiarão as localidades de Treze Colônias, Pinhal Alto, Feliz Lembrança, Nova Harmonia, Santa Inês, Chapadão, Nove Colônias, São José do Caí, Pedancino, São Jacó, Linha Brasil, Linha Araripe, Linha Gonçalves Dias, Riachuelo, Linha Brasil Fundos, Linha Pirajá e Linha Temerária. É quase uma volta completa pelo nosso interior, ficando de fora apenas a região de Arroio Paixão, Linha Olinda e Fazenda Pirajá e também Linha Imperial. Serão construídos 6,2 quilômetros de rede de interligação e 10 novos interligadores automáticos. Atualmente o município conta com nove aparelhos deste tipo. Operados à distância, eles tornam mais eficaz o restabelecimento da energia elétrica quando há interrupção (desde que não haja danos físicos na rede).

ENERGIA RURAL

Não faz muito tempo, eu conversei com uma família do interior que desistiu de uma promissora atividade econômica justamente por causa da deficiência da rede de energia elétrica. Produtos eram perdidos porque a câmara fria não funcionava. E essa família mora em uma das localidades beneficiadas pelo investimento da RGE. Tudo bem, talvez as melhorias não sirvam para melhorar a potência da rede. Mas já será um avanço. A população rural sofre demais com a precariedade do serviço de energia. E isso não está relacionado só à qualidade de vida. A economia depende e muito de uma rede eficiente.

ENCONTRO DE MOTOS

Neste fim de semana acontece na Praça das Flores o tradicional Encontro de Motos de Nova Petrópolis. Vejo muitas pessoas da cidade animadas com a chegada do evento. Algumas nem são tão chegadas nas motos, mas gostam do Encontro de Motos por causa das atrações que ele envolve, principalmente os shows no palco da Rua Coberta. É uma bela festa, com a cara do verão de Nova Petrópolis!