Conecte-se conosco

 

Coluna Nova Petrópolis

Mais um recorde de faturamento no Parque Aldeia do Imigrante

Como em todos os negócios, o faturamento é fundamental para o projeto de concessão do Parque e os investimentos que se espera. Durante a festa de aniversário, na tarde de domingo, o diretor da Urbanes Empreendimentos, Hélio Militz Junior, afirmou que a maior parte do plano de investimentos ainda está por vir. Mas o Parque também tem despesas altas. Para se ter uma ideia, a bandinha típica que se apresenta nos sábados e domingos representa um gasto de quase R$ 100 mil por ano.

ESTREIA DO SECRETÁRIO

A festa de aniversário do Parque representou a estreia do novo secretário de Turismo, Cláudio Michaelsen, em eventos do município. Em seu discurso, demonstrou muito conhecimento sobre a história do Parque, do município e da imigração alemã de um modo geral. Foi uma pequena aula de história, com detalhes desconhecidos para muitos e agradáveis de ouvir novamente para os demais.

O 3º EXONERADO

Comenta-se que mais um secretário municipal corre o risco de ser exonerado. Minha fonte não costuma errar neste tipo de previsão, sendo ela a mesma que antecipou o nome de Cláudio Michaelsen para o Turismo e a saída de Andreia Siqueira Frota da Saúde.

DESAFIO ÀS AUTORIDADES

Dois colegas colunistas deste jornal, Raul Petry e Mauri Marcelo Toni Dandel, leram a coluna de ontem e me falaram que a situação das placas na BR-116, em Novo Hamburgo, é um problema apontado pelo Diário há mais de dez anos. E, há mais de 10 anos, nenhuma autoridade local faz nada para resolver aquilo. Para quem não leu ontem, me refiro ao viaduto da RS-239, que leva da BR-116 até Campo Bom, Sapiranga, Igrejinha, etc. Tem várias placas lá indicando que aquele é o caminho para ir a Gramado. E nem uma placa dizendo que é possível ir ao badalado destino turístico também por Nova Petrópolis. Portanto, trata-se de um prejuízo antigo para o turismo de Nova Petrópolis e uma situação tolerada mansamente pelas autoridades da cidade.

FRUTICULTURA

Na semana passada a Prefeitura estabeleceu as regras para o Programa Municipal de Fruticultura no ano de 2020. Os interessados devem inscrever-se na Secretaria da Agricultura para a aquisição das mudas. No mínimo devem ser 20 mudas por variedade, a exceção do morango, cujo pedido não pode ser inferior a 1.000 mudas. O subsídio em forma de ressarcimento para os agricultores que atenderem a todas as demais regras será de 50%. Uma destas regras é ter e estar em dia com o talão de produtor.

TALÃO DE PRODUTOR

Falando em talão de produtor, os agricultores precisam apresentá-los na Secretaria da Agricultura até o dia 28 de fevereiro. O Programa Municipal de Fruticultura é só um dos benefícios perdidos se este prazo não for atendido. A Secretaria da Agricultura alerta que este é um prazo diferente dos anos anteriores e que ele vale inclusive para quem não tirou nota em 2019.

RECORDE DE FATURAMENTO

Não faz muito tempo que o Parque Aldeia do Imigrante recebeu em torno de 1.500 visitantes num único dia. Foi o recorde de público em um único dia desde a concessão do atrativo, em abril de 2018. No domingo, 12 de janeiro, dia do aniversário de 35 anos do Parque, um novo recorde foi alcançado no período de concessão. Desta vez, recorde de faturamento para um único dia. As principais fontes de receita do atrativo hoje são a bilheteria e os atrativos opcionais, com o carrinho que transporta os visitantes até a Aldeia Histórica, os pedalinhos do lago 2 e o aluguel de bicicletas para a ciclovia.