Conecte-se conosco

 

Coluna Dois Irmãos

Os mais votados a prefeito na história de Dois Irmãos (parte 1)

Que Miguel e Tânia foram os candidatos a prefeitos mais votados de Dois Irmãos ninguém tem dúvida. Até não poderia ser diferente, pois o número de eleitores cresceu, logo, os últimos que foram eleitos teriam que ser, obviamente, os mais votados. Entretanto, como é ano eleitoral, fomos além…

DE VERDADE

Na sexta-feira passada reproduzimos um levantamento feito por um leitor que mostrou quantos votos cada um dos candidatos fez nas últimas eleições. Tânia foi a mais votada, Miguel em segundo, Juarez em terceiro e Renato em quarto. Tânia fez 10.682 votos em 2016, Miguel fez 10.329 votos em 2008.

NÃO, NÃO

Opa, na verdade, Tânia é a mais votada, Miguel ficou em segundo, Tânia em terceiro, Miguel em quarto e em quinto. Só depois vem Juarez, Renato e Sérgio Fink. Explica-se: em duas eleições, Tânia fez 10.682 votos e 9.450 votos em 2016 e 2012, respectivamente. Miguel concorreu três vezes e fez, “na ordem”, 10.329, 8.840 e 7.567. Citamos “na ordem” em que ocorreram as eleições, mas ficou também em “ordem decrescente”, ou seja, a votação dele foi caindo a cada quatro anos. Por fim, Juarez fez 6.673 em 2008, Renato fez 6.223 em 2004, mesmo ano em que Sérgio Fink fez 5.200 e Veronez Bueno (in memorian) fez 4.428.

HISTÓRIA

Em número de votos, são os mais votados da história! Seus nomes estão escritos na história.
Aliás, na última coluna falamos em fenômenos eleitorais, pois a Tânia fez quase mais de 20 mil votos em duas eleições (20.132, para ser exato). E Miguel fez 26.736 votos em três eleições.

ESPERA!

Mas, espera aí, os dois são fenômenos, são os mais votados, sim. Parabéns a eles. Entretanto, para medir o verdadeiro potencial de cada candidato, à época em que concorreram, é preciso fazer o levantamento em percentual. Não em número de voto. Por exemplo: pode ser que lá nos idos de 2000 ou 1.990, alguém fez metade dos votos da Tânia e do Miguel, mas como tinha pouco eleitor, ele fez um potencial (e percentual) muito maior de votos.
Quer saber quem são, verdadeiramente, os mais votados? Pois bem, vamos lá… Nas próximas colunas a gente entra em detalhes, pois o espaço está curto!

RÁPIDAS

– A Fest Feira será no final de abril e início de maio. Tão logo ela terminar, já inicia a Festa da Batata em Herval. Agende-se!
– Uma leitora nos ofertou mudas de Ora Pro Nobis, portanto, como nossa leva de mudas esgotou, se mais alguém quiser, basta deixar seu nome na lista.
– Além do ex-comandante da BM que concorrerá a vereador e de um policial aposentado, quais outros setores estarão representados na eleição?
– Alguém do esporte vai concorrer a vereador? Há muitos anos o setor não está representado no Legislativo, por alguém que seja “de dentro dos gramados”, de verdade! Talvez o Jair, apenas…
– Na eleição passada, lembro que tinha, entre outros candidatos, o Darlei, o Kroetz e o Ninho. Alguém mais?
– A mensagem positiva do dia, do Leandro Karnal, que dá dois tapas na cara de muita gente: “Infelizmente nós estamos ficando sem símbolos, estamos ficando sem referências de honestidade”. E mais uma chapoletada: “Quem respeita o governador e não respeita a faxineira não é um líder, e sim um interesseiro”.