Municípios novos querendo entrar nas regiões turísticas de que Nova Petrópolis faz parte

A associação de municípios em torno de interesses e características comuns é uma tendência cada vez mais forte. Aqui na região, o turismo é, de longe, a maior motivação para a formação destes grupos. A Rota Romântica é o grande exemplo, mas não o único. Prova de que esta é uma ideia que dá certo é o fato de que há vários municípios novos querendo entrar nos grupos já existentes. Vou dar três exemplos:

TRÊS EXEMPLOS

Caxias do Sul quer fazer parte da Região das Hortênsias e o secretário de Turismo de Nova Petrópolis, já se manifestou favoravelmente. Em maio, o deputado Elton Weber (PSB) protocolou um projeto de lei para que Caxias do Sul e Farroupilha sejam incluídas na Rota Cervejeira, criada por iniciativa dele mesmo (ela já conta com 22 municípios, de Três Coroas a São Vendelino, de Estância Velha a São Francisco de Paula). Estão formalizados três pedidos de municípios para entrar na Rota Romântica (descubra os nomes no caderno especial que circula nesta sexta-feira). No caso da Rota, a decisão cabe aos 14 prefeitos e o presidente da entidade, Claudio Weber, prefere se manter neutro no processo de decisão deles.

SOMAR OU DESCARACTERIZAR

A entrada de novos municípios pode somar, como defende Paulo Staudt. A entrada de Linha Nova na Rota Romântica, há alguns anos, é um bom exemplo neste sentido. Aquele município tem muitas características em comum com os seus vizinhos que já faziam parte do roteiro. Mas esses acréscimos também podem descaracterizar o conjunto já existente. Não há como ignorar que, no ato da criação, os responsáveis por estas regiões turísticas observam meios de diferenciar os seus municípios dos demais, tornando-os ainda mais atrativos aos olhos dos turistas. É preciso muita sensibilidade na hora de decidir. Se não daqui a pouco todos os municípios farão parte de todas as regiões. Os políticos estarão satisfeitos…

APOSTINHA

Querem apostar que daqui a pouco vai surgir algum município novo, ou mais, querendo fazer parte do recém-criado roteiro Caminhos de Caravaggio? Basta que apareçam os primeiros resultados.

NOVIDADE

Em breve, Nova Petrópolis ganhará uma fábrica de chocolate artesanal. Será no bairro Piá. Obras em andamento.

TUDO É FESTIVAL

Na noite de ontem aconteceria o lançamento oficial do Festival Internacional de Folclore. Falta menos de um mês para o início de mais um evento e o clima de expectativa que vai se criando na cidade é o melhor possível.

CAFÉ E BAILE

Neste sábado, 29, acontecem dois eventos de grupos de dança. Na Fazenda Pirajá, às 19h30, o Volkstanzgruppe Edelstein promove o II Kaffee mit Tanz. No Pinhal Alto, às 19h, o Volkstanzgruppe Tannenwald realiza o 35º Tanzabend für Paare.