Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 09/04/25

09/04/2025 - 10h30min

Atualizada em 09/04/2025 - 11h04min

Por Raul Petry

INVENTÁRIO

Faz algum tempo em que dezenas de imóveis em Ivoti foram inventariados para eventualmente virar objeto de tombamento ou não. Há algum tempo um proprietário de um desses imóveis vendeu o bem e só ficou sabendo que o negócio não poderia ser realizado porque o imóvel constava no rol desses imóveis inventariados para possível tombamento.

COMUNICAÇÃO

O que espanta é que os proprietários desses imóveis sequer foram notificados da situação do seu bem. O que existe é um mero inventário. Mas se ele tem força de lei, da mão pesada do poder público sobre ele, que tem o poder de decidir se o proprietário pode ou não vendê-lo, que então se faça as coisas as claras, comunicando todos os proprietário desses imóveis da situação do seu bem.

PROBLEMA

Este é o problema da existência de um Estado, aqui compreendendo todo o espectro do poder público em todas as suas dimensões (municipal, estadual e federal), que geralmente desrespeita o povo, como se este fosse gado, que vaga por aí sem saber o que acontece neste caso com seus bens e como se ele fosse um simples idiota útil. O burocrata toma decisões sobre o que não é dele, embora seja sua função, mas que então faça as coisas dentro de um mínimo de regramento.

NÃO MANDA NADA

Que se faça o inventário, em seguida se comunique os proprietários sobre a situação do seu bem e se explique o que pode vir a acontecer. Imagina um desses proprietário negociando a venda do bem por semanas e semanas, e quando a venda se concretiza, ele fica sabendo que não tem mais nada, que o bem está na mão do poder público e que ele não manda mais nada.

RESPEITO

O que se pede é um mínimo de respeito com todos os cidadãos que estão na mesma situação. A palavra está com nossas autoridades.

PODAS

Como agora começa a época de podas, espera-se que de fato se faça o controle dos recolhimentos de entulhos de árvores. Não dá nem pra lembrar a época em que a cidade virou uma verdadeira lixeira de entulhos a céu aberto e não se tomava providências além de um único caminhão que triturava os galhos e não dava conta nem de 10% da demanda.

ANÚNCIO

O anúncio de medidas necessárias foi feito pela atual administração. Não se viu ainda providências concretas. Seria interessante anunciar quando isto será feito. No bairro Jardim Bühler existem várias podas já feitas e o entulho muitas vezes invade a rua. O poder público tem que ser rápido para manter a cidade limpa.

VENDIDO?

A propósito, o caminhão triturador comprado pela Prefeitura foi leiloado ou continua de posse do município?

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.