Conecte-se conosco

Coluna de Ivoti

Panela de Pressão – 28-11-2025

28/11/2025 - 00h29min

Por Raul Petry

LIXEIRA
Ontem as lixeiras do centro de Ivoti era um caso de polícia. Dificilmente você vê uma lixeira numa residência até das mais humildes, nas lixeiras onde é colocado o lixo orgânico, não tem saco plástico. No centro de Ivoti, nas lixeiras públicas da Prefeitura, não tinha saco plástico. É difícil de entender. Esta coluna reclamou ontem e não é que hoje de manhã cedo já vieram os sacos plásticos e resolveu o problema. A gente se pergunta como era tirado o lixo orgânico de dentro das lixeiras que não eram forradas com saco plástico. Menos mal que resolveu.

KERB
Nem chegou o Natal e já falamos em kerb, que só acontece na metade de janeiro. É que houve um evento que diz respeito ao kerb no dia de ontem. A licitação feita pela Prefeitura teve como ganhador as mesmas empresas do ano passado. O valor pago foi de 76 mil reais. Acontece que o compromisso assumido pelo ganhador não é pequeno. Tem que ter bala na agulha.

CHOPP
Ontem na prática foi escolhida a empresa que vai explorar a venda de bebidas. Esta mesma empresa vai ter que colocar toda a estrutura como, por exemplo, o lonão, contratar todas as bandas. Trata-se de um investimento extremamente alto. Se porventura chover e o tempo for ruim, o tiro pode sair pela culatra.

INGRESSO
Este ano deverá ser cobrado ingresso no kerb. Outros kerbs pela região também cobram. Ninguém vai deixar de pagar 10 reais para ir no kerb. No entanto, uma boa sugestão seria fazer como em Dois Irmãos, onde tem cobrança de ingresso em dois dias. Aqui em Ivoti, por exemplo, poderíamos cobrar na sexta e sábado. E deixar a quinta e o domingo livres. A sugestão é boa e serviria até como experiência, já que aqui nunca foi cobrado ingresso.

BIKE
Ivoti tem uma pista de bike muito boa. Porque os aficionados em pedalar a sua bike na calçada não vão para lá praticar o esporte. Ou andem no asfalto mesmo, que é muito melhor do que na calçada. Ontem de novo um rapaz de cerca de 12 anos estava andando com uma certa velocidade na calçada do centro e quase pegou uma criança que saiu correndo da porta de uma casa. As autoridades policiais tinham que dar uma olhada nisso. Ou a Prefeitura sinalizar as calçadas, reforçando que no passeio público não se pode andar de bicicleta.

COMPARAÇÃO
Se você vai para Hortêncio tem pista para transeuntes ou ciclistas igual a da Av. Capivara. A única diferença é que lá os “olhos de gato” são abaulados e não produzem estrago maior se um carro subir neles por descuido. Aqui em Ivoti se um carro subir nos “olhos de gato” já era. Como um é redondo e o seguinte é pontiagudo, o pneu fura e não precisa andar a mais de 20 a 30 km por hora. Porque não arrancam fora estes instrumentos cortantes e coloquem uma coisa decente.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.