Colunistas
Raul Petry – 09/12/2022
Panela de Pressão
MARAVILHA
Não é uma maravilha a decoração de Natal de Ivoti? Quem passa na Sociedade Concórdia não tem como não se admirar com as cores e enfeites que adornam o Natal no Coração deste ano. Nunca foi feito uma coisa tão linda. Tem gente que diz que esteve em Dois Irmãos e a decoração da Praça Concórdia por si só não tem igual. É claro que a pessoa exagerou, o Natal dos Anjos investe muito mais que Ivoti. Mas se botar shows e atrações natalinas não perdemos um muito para Dois Irmãos. Talvez esteja aí uma saudável competição entre os dois municípios que se digladiavam há tempos no futebol e hoje em diversas áreas como o kerb. O crescimento é fruto de disputa, com cada qual não querendo ficar atrás do outro.
FOMENTO
O vereador Ivanir Mees entrou com um projeto de lei para fomentar o turismo rural em Ivoti. Ou seja, dar incentivos a quem quiser participar e atrair turistas que desejem conhecer melhor o interior. O projeto a princípio não foi muito bem recebido. Talvez as pessoas não se deem conta que fomento ao turismo rural é incentivar as pessoas a conhecer melhor o interior, levar dinheiro e renda para o agricultor de forma ordenada e conforme a lei. Está tudo muito certo, se der certo muito bem e se der errado não é nenhum fim de mundo.
10 ANOS
No dia 7 de dezembro fez 10 anos que Ivoti retomou o abastecimento de água da Corsan e a Autarquia Água de Ivoti passou a atuar como uma autarquia municipal. Ou seja, passamos a ser autônomos e o slogan “A Água é Nossa” venceu uma parada dura contra a Corsan, que até hoje desgraça a vida de muitos municípios. Primeiro, eles dizem que abastecem trezentas e tantos municípios. Na verdade só a zona urbana onde mora mais gente. O interior eles deixam para os municípios ou os moradores fazer o serviço de abastecer a população. Aí é barbada né! E mesmo assim ainda deixam a desejar. Podem me cobrar, agora no verão o consumo aumenta e grande parte dos municípios ficarão sem água. Aqui não vai acontecer isso.
PROVA
A conquista da água é a prova cabal de que basta um povo querer que as coisas se consegue. Em toda a redondeza, dos municípios maiores, só Ivoti se livrou da Corsan e consome uma água de propriedades minerais. Por pouco não nos obrigaram a consumir a água do Rio dos Sinos. O Diário e eu em particular tivemos uma participação decisiva para assumirmos o abastecimento de água. Foi uma luta contra a Corsan, cuja principal atividade na época era mentir para a população. Para eles a solução seria o Rio dos Sinos e não os nossos poços de água mineral. Para eles, a nossa água acabaria e negavam que iam ligar nós com o Rio dos Sinos. Não deu certo e corremos com eles daqui. Prova do que somos capaz. Um povo unido jamais será vencido.