Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 10/04/2023
Nova Petrópolis
ESCOLAS
Se pararmos pra pensar, o caso ocorrido em Blumenau na semana passada é uma das coisas mais pesadas que aconteceram nos últimos tempos. Nem quero entrar muito nos detalhes dessa barbaridade. Quero falar mais de uma outra coisa que me chamou a atenção. Para variar, em casos assim as pessoas perdem a capacidade de pensar racionalmente. Tem muita gente defendendo segurança armada nas escolas. Tudo bem, um pai ou uma mãe preocupados com a segurança dos filhos vão defender todas as medidas de segurança e ainda vão achar pouco. E a ideia em si não é ruim. Bom seria ter dois, e não um guarda armado em cada escola. Mas na prática é só juntar A com B para descobrir que um projeto desses é completamente inviável em municípios como os nossos.
CÁLCULOS
Fiz um levantamento no site da Prefeitura e descobri o seguinte: são cinco escolas do fundamental e oito creches na rede municipal. Isso sem contar a creche da Linha Imperial, que vem aí. Então vamos calcular 14 portões a serem vigiados por guardas armados do Município. Mas calma aí. Em Estância Velha um guarda municipal de 36 horas ganha líquido R$ 4.904,48. Com encargos sociais cada um deve custar uns oito mil para a prefeitura. Será que em Estância Velha os salários e o custo de vida são maiores ou menores que em Nova Petrópolis.
GUARDAS
Se em Nova Petrópolis são 14 escolas, a conta não é simplesmente multiplicar esse número. É razoável pensar que seria preciso ter uns três guardas em cada escola para suprir todos os horários. Nenhum deles vai trabalhar mais que oito horas por dia. E tem férias, folgas, compromissos administrativos, cursos, licenças de tudo que é tipo, atestado médico, etc, etc, etc. Uns 40 ou 50 guardas, é isso que Nova Petrópolis precisaria para ter um segurança armado em cada escola municipal. E nesse caso os guardas precisariam ter dedicação exclusiva para as escolas. Nem vou fazer os cálculos de quanto isso poderia custar por mês. Isso fora os investimentos em armas, fardamentos, viaturas, e sabe-se lá o que mais. Quem acredita que algo assim é possível.
SEGURANÇA
Com isso não estou querendo ir contra a segurança das escolas. Sinceramente eu não sei se as escolas de Nova Petrópolis são seguras ou não. O sistema de segurança provavelmente tem os seus pontos positivos e negativos, como todas as outras. Sempre vai ter o que melhorar. Mas não com ideias impossíveis. A sociedade tem que continuar cobrando mais segurança, mas sem tirar os pés do chão.