Colunistas
Raul Petry – 12/08/2022
Panela de Pressão
LOTES
Depois de regularizar o distrito industrial da Picada 48 Alta, serão vendidos alguns lotes. Dúvida: vendidos? Para atrair empresas se dá o terreno de graça e ponto final. Se é para comprar, as empresas podem elas mesmos comprar onde quiserem. Por isto que os nossos distritos industriais não avançam.
MÉRITO
Mas é mérito da atual administração mexer nisso aí e regularizar esta área. Não dá nem para lembrar o que aconteceu ali porque enoja. Fazem politicagem com coisa séria. Para a maioria dos políticos o dinheiro do povo é de ninguém.
DO OUTRO
No entanto, tem uma história sobre o outro distrito industrial, o da Colônia Japonesa. Uma empresa tem pressa para se instalar lá. O processo de transferência da matrícula tem que passar pela Câmara de Vereadores. Ficou um mês na mesa do assessor jurídico. O cara implorou e não adiantou. Apelou para um vereador, que se mexeu e o projeto começou a andar. Foi enviado para a Câmara sexta da semana passada. Tiveram que pedir documentos que faltavam. E na segunda mesmo foi aprovado pela Câmara. É a Câmara Municipal dando uma lição de agilidade no Executivo.
NÃO ENTENDEM
Definitivamente eles não entendem na Prefeitura a prioridade que é a instalação de empresas. As reclamações são as mesmas há anos e nada muda. Ainda não esqueci o episódio do abatedouro de peixes na 48 Baixa que foi fechado pela Prefeitura. Vão lá olhar hoje, dá vontade de chorar. Onde tinha vida, emprego, comida, dinheiro girando, agora não tem nada.
RETORNO DO ICMS
Dêem uma espiada no Índice de Retorno do ICMS. Perdemos para Bom Princípio, Nova Petrópolis e por aí vai. Não ganhamos de ninguém. A cidade-dormitório está a todo vapor. Outro dia apareceu um empresário de Novo Hamburgo que queria alugar um prédio ou comprar área de cerca de 5.000 m2 para trazer sua empresa para cá. O prefeito nem o recebeu, mandou falar com a secretária do Desenvolvimento.
E essa do inventário de prédios sujeitos a tombamento?. Nem estão tombados, mas constam de inventário. Da noite para o dia o dono não é mais dono. É como se alguém tivesse roubado a propriedade do sujeito. Compensação não tem nenhuma.
LIMITES
Tem um instituto que cuida do patrimônio histórico que anda passando dos limites. Esses caras pintam e bordam e alegam a aplicação da lei. Agora fizeram uma incursão no Buraco do Diabo e andam fazendo tanta bobagem que dá vontade de correr com os caras. Quantas leis existem neste país que não são respeitadas?