Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 29/06/22

29/06/2022 - 07h45min

Panela de Pressão

 

IVOTI00

Segunda de noite foi apresentado o projeto Ivoti100. Um dos principais nomes à frente do projeto, fez a entrega simbólica das 700 páginas para a vereadora Marli Heinle Gehm, vice-presidente da Câmara de Vereadores, já que o presidente se encontra enfermo. Cerca de 100 convidados participaram do coquetel do lançamento, assistiram a apresentações artísticas e depois ouviram a apresentação do projeto IVOTI100 por parte dos responsáveis pelo marketing e da empresa especializada que foi contratada para coordenar o processo todo.

 

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

O projeto IVOTI100 tratou de planejar o município para os próximos 40 anos. Em 2064 Ivoti completará 100 anos e as diretrizes que nortearão a vida dos cidadãos até lá estão contidas no projeto. Toda a população terá acesso ao calhamaço. Na noite de ontem foi colocado no painel o QR Code para que as pessoas presentes já pudessem acessar o material diretamente de seus celulares. Estiveram presentes organizadores, prefeito, vereadores e pessoas especialmente convidadas porque tiveram participação no projeto. Os que contribuíram com verba tiveram seus nomes divulgados.

<SUB>PATROCINADORES

<10>Entre os principais patrocinadores estão a Cooperativa Sicredi, que contribuiu com 70 mil reais para a realização do projeto, além de empresas privadas e particulares. O diretor da Sicredi, Solon Stapassola Stahl falou em nome da cooperativa e disse que em 2064 a Sicredi continuará em Ivoti e por isso ela participa ativamente das atividades do município. Por falar em Sicredi, a cooperativa abrirá uma segunda agência em Ivoti no bairro Morada do Sol.

 

O QUE É

O IVOTI100 são as diretrizes em todos os setores da vida da cidade que nortearão o desenvolvimento do município para quando completar 100 anos. Até lá as sementes foram plantadas em 2021 e 2002 através das diversas oficinas promovidas, reuniões com cerca de 50 empresários e como poder público. A partir de agora restarão duas audiências públicas, onde a população poderá participar de novo e aprovar ou não as diretrizes que estão nas 700 páginas do projeto. A partir de então o projeto seguirá para a Câmara Municipal, onde deverá ser aprovado e sancionado pelo prefeito virando, finalmente, lei.

 

LEI

Saul Scheid, diretor da agência de marketing contratada para levar a cabo o projeto, disse que foi muito questionado pela população sobre as questões políticas como troca de prefeito e vereadores a cada 4 anos. Se isto não terá reflexos em possíveis alterações ao longo do tempo. Saul disse que não, pois o IVOTI100 vai ser lei a partir da sua sanção pelo prefeito. A propósito, a administração municipal está afinada com o IVOTI100.

Na verdade, não é bem assim. Os legisladores poderá, sim, alterar o IVOTI100, mas cabe aqui uma ressalva. Toda lei pode ser até revogada ou simplesmente alterada. No entanto, num projeto deste porte, elaborado pelo povo, com a participação de tanta gente, poucos terão coragem para alterar. Por isso, foi tanto enaltecida a participação de toda a comunidade. Afinal, Ivoti é o seu povo e nada mais.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.