Se Bolsonaro baixar uma Lei que só pode fazer feriado dia 15 quem souber o motivo da data, você vai folgar ou ter que trabalhar?

Jerri, Filipin, Adão, Renato, Sérgio Fink, Elony, Nei, Tonho, Zamboni, Eder Damke, Paulão Fritzen, Denise Maldaner… E, no banco de reservas, por dizerem que não vão, estão, Miguel, Jair Quilin e Juarez Stein. Teríamos mais alguns nomes, iniciando em JRH também, mas… Enfim, estão nos pedindo para falar de política, mas como o espaço de hoje é destinado a outros assuntos, vamos citar apenas a escalação de nomes que podem concorrer a majoritária em 2020. Alguém mais?

FERIADO

Tivemos um feriado no sábado passado e na sexta que vem (não nesta) será feriado de novo. É o último do ano!

FERIADÃO?

* Por falar nisso, um leitor veio nos falar que, na coluna de sexta, desejamos bom “feriadão”. Como Dia de Finados “caiu” no sábado, segundo ele, isso não é feriadão, pois “já é sábado ‘do’ mesmo”!
* Ora, para quem trabalha de segunda a sexta – ou de terça a quinta como os deputados – um feriado em sábado, realmente, não conta. Mas para quem trabalha de segunda a sábado ou até domingo de manhã (como nos mercados, por exemplo) ter um feriado em sábado é uma alegria. Não é?
* Por falar nisso, sem ser nesta sexta, mas na próxima, teremos o último feriado do ano, antes do Natal. Será o dia 15, que muitos sequer sabem o que se comemora ou o significado da data. Você sabe?

MITO

* Aliás, por falar neste feriado do dia 15, já que o presidente Bolsonaro está mexendo no “status quo” e em um monte de coisa que nenhum político dava bola, inclusive tem algo relacionado ao próximo feriado…
* Sim, o presidente mudou o horário de verão, quer privatizar estatais desnecessárias, lançou a MP da Liberdade Econômica e agora quer acabar com municípios nanicos. Sabe da última?
* O presidente quer baixar uma lei que diz assim: “no tocante ao feriado do dia 15, só vai poder gozar o feriado quem souber o que significa Proclamação da República, ‘tá ok’”!
* E, tú, vivente, vai ter que trabalhar na sexta ou vai fazer feriado? Tú sabe o que significa o feriado do dia 15? Não, nem vem, desta vez não vamos dar pista, já basta citar que é Proclamação. Se quer o peixe, vai pescar (no Google)! Você sabe ou não? Vai poder tirar feriado ou não?

NANICOS

Falando destas quatro coisas que o Governo Federal meteu a mão, aplaudimos a liberdade econômica (alvará tem que ser rápido), discordamos do fim do horário de verão (em parte) e aplaudimos o fim de municípios nanicos, em parte, pois há casos e casos. Bolsonaro e Guedes estão querendo mudar e este Carnaval de emancipações. E são duas cláusulas: município com menos de 5 mil habitantes e que não tenha 10% da receita seja própria.

Tudo bem ter município de 1 ou 2 mil habitantes (que sejam distante de outro município) mas depender 90% da receita do Estado dou de Brasília é dose! Há casos e casos! É igual aquele filho que tem 50 anos nas costas e depende da aposentadoria dos pais e avós! Fala sério!

Para finalizar, a mensagem positiva do dia, de Benjamin Graham, o guru do Warren Buffet: “Preço é o que você paga, valor é o que você leva”.