Todos sabem que há uma lista de faltosos nas consultas do SUS

É um tema que o Diário fez matérias em vários municípios. O problema é o mesmo: pessoas marcam as consultas, o horário é reservado, o médico está lá e simplesmente o paciente não comparece. É complicado porque o custo é pago normalmente. E claro, é com dinheiro público. Por isso, se não vai conseguir ir na consulta, é essencial desmarcar.

NA CÂMARA

Ainda sobre a marcação de consultas, algo grave surgiu na Câmara. A presidente Marli disse que ficou sabendo que um vereador teria marcado três vezes uma consulta e não teria ido. Isso é muito grave. Se for verdade, é um representante do povo que não cumpriu nem com o dever básico de um morador. Será que esse legislador vai se acusar?

VIAGEM

Falando em Câmara, Ivoti foi notícia estadual sobre o uso de diárias e gastos da Câmara. O resultado é bom, já que o nosso Legislativo não viaja com dinheiro público. Um trabalho que foi feito durante anos pelo Diário, que muito cobrou dos vereadores. É claro que é importante elogiar, mas vale lembrar que cuidar do dinheiro do povo é básico. Em Hortêncio, por exemplo, eles poupam em tudo também. Nunca viajaram, salário baixo, sala alugada em pequeno espaço e muito trabalho. Por lá, não há escândalo.

SALÁRIO

Todos lembram que no final do ano passado, os nossos vereadores concederam um 13º a si próprios. Teve de tudo: vereadora que disse que assinou sem ler, o outro que não quis ir contra o colega, um que assim que viu o erro e resolveu devolver e o vereador Pires, que não quis assinar o papel. O escândalo maior é que a população de Ivoti só ficou sabendo porque o Diário noticiou. Para o próximo ano, vem algo bom: querem reduzir o salário do vereador. “A ideia é que na próxima legislatura, só esteja na Câmara quem realmente quer ajudar a população”, contou Satoshi. Será que vinga?

CANDIDATOS

A feira do Mel estava abarrotada de político e concorrentes. Além de deputados, tínhamos os candidatos a prefeito e a vereador. A politicagem rolou solta. Muitas combinações e muitos alertas de candidato. Por lá, se ventilaram alguns nomes a prefeito: Martin, Rafaella, Márcio Guth, Alcido Ratzinger e Satoshi.

ILUMINAÇÃO

Ta aí um problema que todos já comentaram. O Diário estampou na capa o problema que a população está enfrentando pela falta de iluminação pública. Na Câmara, os vereadores Pires e Borracheiro usaram a tribuna para falar uma lista de ruas que estão sem lâmpadas. O secretário Beto prometeu resolver o problema o quanto antes. Até lá, nós seguiremos cobrando a Prefeitura.

CURTINHAS

– Houve um certo constrangimento na abertura da feira. O nome da presidente da Câmara foi chamado antes do vice-prefeito Beto. Pareceu que a dupla era Martin e Marli.
– Uma empresa do Paraná deve chegar a Ivoti no mês de agosto. Boa notícia!
– O encontro do PP de Ivoti vai ser nesta quinta-feira. Soube que algumas pessoas já pediram a saída da sigla.