Conecte-se conosco

Destaques

#AntiNazismo: secretário de Turismo diz que Nova Petrópolis terá que recuperar a imagem

11/03/2021 - 15h07min

Nova Petrópolis tem os traços alemães em sua arquitetura (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis: O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos, disse que a frase alusiva ao nazismo, proferida por Doris Neumann na tarde de ontem, 10, em protesto contra o governador Eduardo Leite, em Porto Alegre, é muito negativa para Nova Petrópolis.

O fato de Doris, que foi candidata a prefeita no ano passado pelo Patriota, ter dito “arbeit macht frei” e, antes disso, dizer que os alemães a entenderiam, fez com que muitas pessoas colocassem Nova Petrópolis como uma terra de nazistas.

O secretário disse que a Prefeitura e a secretaria de Turismo estão trabalhando para reposicionar o município turisticamente no cenário estadual e nacional. Mas, depois disso, esforços terão que ser feitos para desassociar essa imagem negativa que foi criada para Nova Petrópolis. “Era algo que estávamos conseguindo, através dos atrativos, paisagens e empenho dos nossos empresários, porém, essa atitude irresponsável nos prejudica, uma vez que teremos que demonstrar que a nossa cidade não compactua de nenhuma maneira com a filosofia empregada pela manifestante”, disse Santos.

Secretário de Turismo, Rodrigo Santos (Créd.: Dário Gonçalves)

Rodrigo Santos reconhece também o passado sombrio da história alemã, mas ressalta que são novos tempos e que os alemães tiveram grande contribuição para o desenvolvimento de Nova Petrópolis “de forma ordeira, trabalhadora e associativista”, finalizou.

Os primeiros imigrantes alemães chegaram onde hoje é Nova Petrópolis em 1858, cerca de 80 anos antes do início da Segunda Guerra Mundial e a implantação do nazismo na Alemanha por Adolf Hitler.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.