Conecte-se conosco

Destaques

Vice-governador pede que Polícia Civil investigue Doris Neumann por frase nazista

11/03/2021 - 10h28min

Atualizada em 11/03/2021 - 11h00min

Estado – O vice-governador do Rio Grande do Sul, e secretário da Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, pediu à Polícia Civil que instaure um procedimento policial contra a ex-candidata a prefeita de Nova Petrópolis, Doris Denise Neumann (Patriota). O motivo é a frase de cunho nazista proferida por ela na tarde de ontem, 10, em frente ao Palácio Piratini, em protesto contra o governador Eduardo Leite.

Segundo informações da colunista de GZH, Rosane de Oliveira, o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, informou que encaminhará o vídeo à promotoria criminal para apuração.

Em vídeo gravado por Doris, ela cita a frase em alemão “Arbeit macht frei”, que significa “o trabalho liberta. A expressão era usada por nazistas na Segunda Guerra Mundial e pode ser vista até hoje nos portões dos campos de extermínio de judeus, inclusive em Auschwitz, onde estima-se que mais de 1,1 milhão de judeus foram mortos. Atualmente, a frase é proibida na Alemanha.

Ainda no vídeo, Doris, que é advogada, diz que estava reivindicando o direito de trabalhar, já que as restrições de bandeira preta impedem que atividades consideradas não essenciais fiquem com suas portas abertas. No entanto, antes de dizer “Arbeit macht frei”, ela diz: “os alemães vão entender o que eu vou falar”, e após a frase, questiona: “não foi isso que a gente aprendeu?”. Por fim, encerra o vídeo dizendo que se o governador Eduardo Leite não permitir o direito de trabalhar, ele seria tirado do poder pelos manifestantes.

Veja o vídeo:

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.