Destaques
Câmara de Nova Petrópolis atuará em nova sede
Nova Petrópolis – Em breve, a Câmara de Vereadores terá um novo endereço: o Centro de Eventos, na Vila Juriti. Os contratos para a transferência da sede foram assinados na manhã desta quinta-feira, 15, na Prefeitura. A medida foi tomada em acordo com a Acinp (Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis) e permitirá ao Legislativo uma economia anual de R$ 63 mil com aluguel. Participaram do ato o prefeito Jorge Darlei Wolf, o vice Martim Wissmann, os secretários de Turismo, Rodrigo Santos, e de Administração, Bruno Seger, o presidente da Câmara, Daniel Michaelsen, e o presidente da Acinp, Marcos Alexandre Streck.
Em fevereiro, em entrevista ao Diário, Daniel Michaelsen já havia dito que buscava essa mudança. O contrato de aluguel do prédio onde fica a atual Câmara vence em junho, e com ele são gastos R$ 5.250,00 mensais. Como o Centro de Eventos pertence à Prefeitura, não haverá mais estes custos. Segundo ele, a mudança de endereço acontecerá assim que for possível e as adaptações necessárias serão feitas aos poucos, conforme a disponibilidade de recursos no orçamento do Poder Legislativo.
Daniel Michaelsen, presidente da Câmara de Vereadores (Créd.: Dário Gonçalves)
Já estava em vigor um contrato de concessão em que o município permite à Acinp o uso de alguns espaços do Centro de Eventos. Agora, um aditamento no contrato permitirá que a Acinp transfira alguns destes espaços para a Câmara. As sessões ocorrerão no Plenarinho, enquanto uma sala no andar superior será usada para os funcionários. Parte do saguão superior também poderá ser usada, além de uma segunda sala.
As assinaturas foram acompanhadas pelos vereadores Alexandre da Silva, Kátia Zummach e Tarcísio Brescovit, e pela diretora legislativa Marli Kohler.
Acordo foi assinado nessa quinta-feira, 15, na Prefeitura (Créd.: Francis Limberger)
Reformas
Darlei destacou que a medida contempla o princípio da economicidade e que já houve tentativas anteriores de promover essa mudança. Uma delas, foi em 2019, quando Michaelsen também era o presidente da Câmara. “É isso que a comunidade espera e, antes mesmo da posse, fomos parceiros desta demanda”, afirmou o prefeito. De acordo com ele, em breve serão efetuadas algumas reformas no Centro de Eventos, especialmente no telhado. “A secretaria de Turismo já está com o orçamento em mãos e nele também estamos conseguindo uma redução do custo estimado inicialmente”, acrescentou.
Para o vice-prefeito, os espaços públicos precisam servir cada vez mais como “multimeios”, para atender a mais de uma finalidade. “Com a mudança da Câmara de Vereadores para o Centro de Eventos, está sendo dado um grande exemplo. Claro, sem jamais desvirtuar o sentido do Espaço, que segue tendo uma finalidade principal”, comentou Wissman.
Em sua fala, Streck, disse que a entidade expressa sua gratidão ao cuidar e zelar pelos espaços que utiliza no Centro de Eventos. Da mesma forma, destacou a importância de a estrutura principal continuar disponível para os grandes eventos.