Destaques
Sistema de baixa pressão atmosférica pode provocar temporais durante a tarde
Região – A sexta-feira, 12, é mais um dia que começa com tempo firme e presença de sol entre núvens. Mas a partir da tarde, de acordo com a Somar Meteorologia, um sistema de baixa pressão atmosférica localizado na Argentina deve favorecer a formação de nuvens carregadas sobre o território gaúcho. Por conta disso, nesse período, há condições para pancadas fortes de chuva em todas as regiões do Estado, além de risco de temporais com presença de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Os maiores volumes de chuva devem ser registrados em Tavares e Mostardas, no sul do RS, e em São José dos Ausentes, na Serra. Nesses municípios, os acumulados podem chegar a 29mm, medida que representa, respectivamente, 32%, 23% e 14% de toda a chuva esperada no mês de fevereiro nessas cidades. As temperaturas seguem elevadas no Estado, com máxima de 34°C prevista para Portão, no Vale do Sinos. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 20°C e 31°C.
No sábado, 13, a previsão é de mais instabilidade. Ainda há condições para precipitações fortes, descargas elétricas e rajadas de vento na maioria das áreas. A temperatura também permanece elevada, com a máxima podendo chegar a 35°C em Pareci Novo, no Vale do Caí, e em Portão. Na Capital, os termômetros variam de 20ºC a 32ºC.
Veja como deve ficar o tempo na região:
Região Metropolitana: a sexta-feira, 12, começa com tempo firme e sol entre poucas nuvens. Ao longo da tarde, porém, há condições para pancadas fortes de chuva na região — não estando descartada a possibilidade de temporais isolados e eventual queda de granizo. Na Capital, os termômetros variam entre 20°C e 31°C.
Serra gaúcha: a sexta-feira, 12, começa com tempo firme e sol entre poucas nuvens. Ao longo da tarde, porém, há condições para pancadas fortes de chuva na região — não estando descartada a possibilidade de temporais isolados e eventual queda de granizo. Em Caxias do Sul, os termômetros variam de 15°C a 25°C.