Dois Irmãos – O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Dois Irmãos passou por algumas mudanças para qualificar o atendimento para os mais de 400 usuários que utilizam os serviços. Desde o início deste mês, o local conta mais profissionais na equipe, com a contratação de mais um psicólogo e um técnico em enfermagem.

O horário de atendimento também teve reformulação, com atendimento na segunda, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, na terça-feira, das 12h às 17h, e na quarta-feira, das 8h às 20h. Na terça-feira pela manhã, das 8h às 12h, acontecem as reuniões da equipe de profissionais.


Segundo a nova coordenadora do CAPS, a psicóloga Luciana Fossi, aproximadamente, 400 pessoas são atendidas por mês, recebendo tanto tratamento individual como atendimento em grupos terapêuticos e oficinas. “O CAPS acolhe usuários com transtornos mentais e problemas com drogas, estimula sua integração social e familiar, além de apoiar em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento integral no campo da atenção psicossocial”, explica Luciana.


A equipe do CAPS é constituída por uma coordenadora, um psiquiatra, dois psicólogos, uma assistente social, uma enfermeira e um técnico em enfermagem, uma arteterapeuta e uma oficineira em artes plásticas, além da equipe dos profissionais da saúde mental na atenção básica, com atividades de yoga e musicoterapia.


Um dos objetivos do CAPS é aumentar o matriciamento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Queremos que todos os profissionais das UBSs estejam capacitados para identificar o perfil de pessoas com sintomas de sofrimento psíquico e que precisam buscar o apoio do CAPS. O primeiro atendimento nas UBSs é importante, pois esses profissionais conseguem fazer o mapeamento, para que a gente consiga criar estratégias de prevenção”, conclui Luciana.


O CAPS Dois Irmãos fica situado na Rua Catharina Rausch, 74, Bairro Industrial. Mais informações pelo telefone (51) 3564-8874.