Além da vacinação, serão realizados testes rápidos, musicoterapia, massagens relaxantes e muito mais. (Créd. Melissa Costa)

Herval – Nesse sábado, 04, vai ser realizada a Feira da Saúde e dia D da vacinação contra a gripe, em frente ao posto de saúde do centro. Além da vacinação, vai ter testes rápidos, musicoterapia, massagens relaxantes, educação alimentar, testes de glicemia, verificação da pressão arterial, orientações gerais e muito mais. A feira vai ser realizada ao ar livre e, em caso de chuva, o evento será cancelado.

Outras secretarias também estarão presentes no local. De acordo com a Secretária de Saúde, Adelaide Acker, o objetivo é trabalhar a saúde de forma multidisciplinar, integrando todos os profissionais que envolvem o tema. “A feira busca juntar todos os setores que atendem tanto a saúde, como assistência social e a agricultura, pois são serviços que se complementam”, destaca, afirmando que é impossível tratar do tema sem abranger as suas mais variadas ramificações que o envolvem.

PREVENÇÃO

O objetivo principal é focar em testes e orientações voltadas para a prevenção, como atividades físicas e alimentação saudável. “Pensamos em prevenção, pois nem sempre as doenças necessitam de medicamentos, e sim de atividades físicas e de uma reeducação alimentar para preveni-las”, ressaltou Adelaide.

Comentou ainda que no município, as mulheres têm um hábito de fazer exames preventivos com maior frequência. Já o indicativo dos homens não está tão bom assim e, que devido a isso, a feira torna se ainda mais importante, pois exames de prevenção podem evitar o agravamento de doenças.