Conecte-se conosco

Destaques

Vacinação contra a Febre Aftosa será em novembro

21/10/2019 - 10h47min

Atualizada em 21/10/2019 - 10h51min

Dois Irmãos – A 2ª Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa será realizada de 1º a 30 de novembro no Rio Grande do Sul. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR/RS) e visa vacinar todos os bovinos ou búfalos de 0 a 24 meses de idade, totalizando cinco milhões de animais. A meta é atingir uma cobertura vacinal superior a 90%.

Neste ano, a vacina contra a Febre Aftosa sofreu alterações na sua formulação: houve uma redução na dosagem de aplicação de 5ml para 2ml; a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O (removido tipo C) e as apresentações comercializadas agora serão de 15 a 50 doses. A composição do produto também foi modificada com intuito de diminuir as reações vacinais (nódulos).

Os produtores dois-irmonenses devem comprar as doses necessárias para a vacinação de todo o seu rebanho em casas de agropecuárias credenciadas pela SEAPDR/RS à comercialização da vacina contra a Febre Afstosa. Após, deverão comprovar a vacinação através da Nota Fiscal de compra e declaração do quantitativo de animais vacinados, nas Inspetorias ou escritórios de Defesa Agropecuária.

O prazo máximo para a comprovação da vacinação é de cinco dias úteis após o término da etapa. Aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual nº 52.434/2015, e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos.

Saiba mais
A Febre Aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa e de rápida disseminação, com grandes impactos econômicos e sociais nos locais onde ocorre. Os últimos focos da doença no Estado ocorreram em 2000 e 2001 e acarretaram em graves prejuízos econômicos, como sacrifício e abate sanitário de aproximadamente 29 mil animais e gastos de U$$ 25 milhões em custos diretos, além das enormes perdas econômicas geradas pelo impedimento do comércio nacional e internacional de produtos de origem animal e vegetal.

Para manter o Estado livre desta grave doença, a conscientização de todos quanto às principais medidas de controle e prevenção é fundamental. Vacine seu rebanho e avise imediatamente o serviço veterinário oficial se observar animais com sinais clínicos da doença compatíveis com a Febre Aftosa (babando e mancando). As notificações de suspeitas de enfermidades vesiculares podem ser feitas pelo Whatsapp (51) 98445-2033 ou através do e-mail [email protected] ou na Inspetoria de Defesa Agropecuária de Dois Irmãos, localizada na Casa do Produtor, junto a Praça do Imigrante, com atendimento quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.