O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na noite desta quinta-feira (14), que o governo estuda medidas legais para barrar a instalação da placa padrão Mercosul nos carros brasileiros. Em uma transmissão ao vivo em sua página pessoal no Facebook, ele afirmou não identificar benefícios à população com o novo modelo de identificação veicular.

– Vamos ver se a gente consegue anular essa placa do Mercosul. Não traz benefício para o Brasil essa placa. É um constrangimento. Uma despesa a mais para a população.

O novo modelo de placas, que começou a ser instalado no ano passado em diversos estados do país, entre eles o Rio Grande do Sul, é alvo de críticas pelo valor, no mínimo R$ 250, e por não trazer a cidade de registro do carro. No entanto, nenhum prazo foi definido para o anúncio de mudanças no emplacamento veicular.

O presidente ainda relatou que o novo modelo de passaporte brasileiro, que trará o Brasão da República na capa, já está pronto e começará a ser utilizado nas próximas semanas. Atualmente, o documento traz o símbolo do Mercosul em destaque. Ao lado de Bolsonaro na transmissão, o chanceler Ernesto Araújo confirmou a informação.

– Está dentro da programação para os primeiros 100 dias de governo. Já está pronto. O brasão voltará para orgulho dos brasileiros.