Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Onyx venceria eleição a governador do RS no 1º turno, diz pesquisa

20/05/2021 - 18h24min

Onyx atualmente é ministro da Secretaria-Geral da Presidência (Créditos: Governo Federal)

Porto Alegre – Uma pesquisa de opinião divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira, aponta Onyx Lorenzoni (DEM), ligado ao presidente Jair Bolsonaro, como eventual ganhador no primeiro turno à eleição de governador em 2022. No primeiro cenário, ele teria 24% das intenções de voto, contra 10,6% de Romildo Bolzan Jr. (PDT), 9,3% de Marcel Van Hattem (Novo) e 7,3% de Luis Carlos Heinze (PP).

Em uma situação com o atual governador, Eduardo Leite (PSDB), como eventual candidato à reeleição, e os demais candidatos como os mesmos, Leite ganharia, com 24,9%, contra 17,7% de Onyx e 7,7% de Romildo. Uma curiosidade é que tanto Onyx (sem a participação de Leite) e o próprio Leite, caso participasse, ganhariam em 1º lugar também se fossem candidatos a senador.

Na eleição a presidente, a depender dos votos dos gaúchos, Bolsonaro ganharia, com 30%, contra 24,9% de Lula, 11,7% de Eduardo Leite, ventilado como candidato do PSDB à presidência, e 6,4% de Sérgio Moro. Sem Eduardo Leite, Bolsonaro venceria com 31,7%, Lula teria 26%, e Moro, 7,6%. Assim, em ambos os casos Bolsonaro e Lula iriam ao segundo turno.

52,3% dos eleitores entrevistados disseram que “não votariam de jeito nenhum” no atual governador do RS para presidente, o maior percentual da pesquisa, e 38,9% disseram que “poderiam votar”. 5,9% afirmaram que “votariam com certeza” em Leite. A pesquisa foi feita com 1.552 eleitores, em entrevistas telefônicas em 68 municípios, entre os dias 15 e 19 de maio.

A pesquisa completa está disponível neste endereço.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.